Docente da Faculdade de Educação e Psicologia em Luanda como consultora das Nações Unidas

Mariana Barbosa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se em Luanda (Angola), como consultora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, com o objetivo de realizar atividades de diagnóstico e capacitação na Provedoria da Justiça de Angola.

A docente da FEP, que se tem dedicado às áreas da psicologia da justiça, direitos humanos e paz, deslocou-se a Luanda com vista a colaborar com a Provedoria da Justiça no que concerne aos procedimentos de gestão de queixas, contribuindo para o acesso dos cidadãos à justiça e, consequentemente, para a promoção da sua dignidade e para a salvaguarda de direitos humanos.

O arranque do trabalho de campo foi precedido de uma audiência com a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, no dia 16 de janeiro.

Durante o encontro, a Provedora de Justiça abordou as atividades desenvolvidas pela instituição, no domínio da tramitação de queixas e formação. Florbela Rocha Araújo falou, igualmente, dos desafios decorrentes da limitação de recursos humanos e do aumento do índice de queixas.

Mariana Barbosa tem agora seu cargo a preparação de um relatório de diagnóstico sobre o sistema de gestão de queixas e a criação de um módulo de capacitação que servirá de base à formação que irá levar a cabo junto de profissionais da Provedoria da Justiça.

 


 

FEP Professor in Luanda as UN consultant

Mariana Barbosa, Professor at the Faculty of Education and Psychology (FEP) of the Universidade Católica Portuguesa, is in Luanda (Angola) as a consultant for the United Nations Development Programme, with the aim of carrying out diagnostic and training activities at the Angolan Ombudsman's Office.

The FEP Professor, who has been studying the areas of psychology of justice, human rights and peace, travelled to Luanda to collaborate with the Ombudsman's Office on complaint management procedures, contributing to citizens' access to justice and, consequently, to the promotion of their dignity and safeguarded human rights.

The start of the fieldwork was preceded by an audience with the Angolan Ombudsman, Florbela Rocha Araújo, on 16 January.

During the meeting, the Angolan Ombudsman discussed the activities carried out by the institution in the field of complaints handling and training. Florbela Rocha Araújo also spoke about the challenges arising from limited human resources and the increase in the number of complaints.

Mariana Barbosa is now in charge of preparing a diagnostic report on the complaints management system and creating a training module that will serve as the basis for the training she will carry out with professionals from the Ombudsman's Office.

 

 

pt
23-01-2024