Escola Superior de Biotecnologia participa na criação do Polo de Inovação Digital para o Setor Agroalimentar

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica Portuguesa no Porto, é parceira na criação do Polo de Inovação Digital para o Setor Agroalimentar (SFT-EDIH). Esta iniciativa é um ponto de referência para a digitalização do setor, desde a produção agrícola até à distribuição de alimentos, oferecendo acesso a tecnologias avançadas e serviços de apoio para impulsionar a inovação e a sustentabilidade.

A Escola Superior de Biotecnologia, como parte deste consórcio de 28 instituições líderes no setor, está empenhada em promover a adoção de tecnologias chave, como inteligência artificial, internet das coisas, ciência de dados entre outras que possam contribuir para o desenvolvimento do setor em qualidade e produtividade e para sua transformação digital no sentido de ter respostas inovadoras aos desafios da sustentabilidade.

Compromisso com a inovação e sustentabilidade

A parceria da ESB com o SFT-EDIH reforça o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de formação, acesso a redes de inovação, testes de soluções digitais e financiamento para PME e entidades do setor público.

O SFT-EDIH é reconhecido nacionalmente pelo IAPMEI e integra uma rede europeia dedicada à aceleração da transição digital no setor agroalimentar. O Polo pretende ser um ponto único de acesso para a digitalização do setor agroalimentar, do prado ao prato.

Este projeto representa um passo significativo para impulsionar a transformação digital no setor agroalimentar, contribuindo para a criação de um novo setor produtivo de valor acrescentado, o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a promoção de soluções sustentáveis para os desafios do futuro.

Para além da Escola Superior de Biotecnologia, fazem parte do consórcio o BGI SA (Building Global Innovators), a ADVID, o Air Centre, a APED, a Beta-i, o Colab4Food, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, o Crédito Agrícola de Portugal, a COTEC Portugal, o COTHN, a FIPA, o Food4Sustainability, a Associação Fraunhofer Portugal Research, o INESC TEC, o INIAV, o InovTechAgro, o ISA - Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Kiwa Sativa, a Portugal Foods, o PT-Maths-IN, o Smart Farm COLAB, SGS Portugal, a Universidade da Beira Interior, a Uninova e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Saiba mais sobre o projeto SFT-EDIH

26-04-2024