Estágios nos Tribunais Judiciais em destaque nos Mestrados da Faculdade de Direito

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade em adquirir experiência prática durante o 2º Ciclo de estudos, a Faculdade de Direito alargou a sua oferta de estágios curriculares em três Tribunais Judiciais - Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este e Tribunal Judicial da Comarca do Porto. As candidaturas para a segunda fase dos mestrados estão abertas de 6 de março a 2 de maio, possibilitando aos interessados iniciar uma jornada educacional e profissional integrada.

Maria Luís Gaspar, estagiária no Juízo Local Criminal do Porto, destaca a importância desta oportunidade: "Se é certo o que dizem e, na prática, a teoria é mesmo outra, então o programa de estágios proporcionado pela Universidade Católica, em colaboração com o Conselho Superior da Magistratura, é o projeto ideal para um recém-licenciado em Direito. (…) A realização do Mestrado, na Faculdade de Direito da Católica, no Porto, preenche todas as expectativas que, à partida, se criam: um ensino de exigência, sólido e de proximidade. (…) A Católica, no Porto, tem a clara intenção em formar mestrandos conscientes e preparados para todo o tipo de realidades".

Já Maria Leonor Moreira Pinto partilha a sua experiência e benefícios do estágio no Juízo do Trabalho do Tribunal Judicial da Comarca do Porto: “O programa de estágios curriculares celebrado, de forma inovadora e pioneira, entre a Faculdade de Direito da Universidade Católica e o Conselho Superior da Magistratura, tem-me permitido acompanhar os bastidores do universo judicial (laboral), da perspetiva única dos próprios magistrados judiciais. A complexidade dos problemas jurídicos com que muitas vezes me deparo desafiam-me a aplicar e refletir sobre muitos dos temas abordados em aula. Este processo analítico é extremamente estimulado no Mestrado em Direito do Trabalho que, conjugado com a profundidade e latitude com que os diversos temas são abordados, permite-me ter uma visão crítica sobre os diferentes casos em tramitação, razão pela qual considero esta experiência um complemento essencial e enriquecedor da minha formação em Direito Laboral.”

Rita Fabiana da Mota Soares, juíza e membro do Conselho Superior de Magistratura “congratula-se com o envolvimento da Faculdade de Direito numa iniciativa que revelará vocações e definirá futuros para muitos dos seus alunos”.

As candidaturas devem ser realizadas através da plataforma online. Para informações adicionais e esclarecimentos consulte o site ou contacte através do email sa.direito.porto@ucp.pt. As aulas estão programadas para iniciar em 16 de setembro de 2024.

06-03-2024