Estão abertas as candidaturas para a nova Licenciatura em Cinema

Já estão abertas as candidaturas para a nova Licenciatura em Cinema da Escola das Artes. Esta nova licenciatura vem reforçar a oferta formativa da Escola na área da produção e criação cinematográfica, depois do lançamento, em 2019, do Mestrado em Cinema.

O curso segue um modelo inovador de ensino, centrando-se no desenvolvimento de projetos reais que integram as diversas competências técnicas, profissionais e teóricas do Cinema, ao longo dos três anos (um projeto por semestre nos dois primeiros anos e um projeto final no último ano), numa formação que se destaca, ainda, pelo acompanhamento técnico e artístico de realizadores e criativos das diferentes áreas do Cinema, como João Salaviza, Salomé Lamas, João Braz, Luís Urbano, Rui Poças, João Canijo ou Gabriel Abrantes.

A licenciatura e o mestrado em cinema complementam-se, permitindo construir um percurso de cinco anos, desenvolvendo projetos e promovendo o crescimento intelectual e artístico dos alunos. Este curso enquadra também o ensino do cinema num diálogo próximo com outros campos artísticos – como o som, a música, a animação ou o new media art –, que fazem parte da restante oferta formativa da Escola das Artes: Licenciatura e Mestrado em Som e Imagem ou Mestrado em Fotografia, por exemplo. Esta complementaridade permitirá que os alunos de cinema partilhem unidades curriculares e projetos artísticos com as outras áreas, num clima de criatividade e experimentação, em que os diferentes saberes se entrecruzam.

É ainda de destacar a possibilidade que esta licenciatura oferece de contactar com alguns dos nomes mais sonantes do cinema, no âmbito do vasto e diversificado programa cultural da Escola das Artes. A título de exemplo, nos últimos dois anos passaram pela EA, orientando masterclasses e workshops, nomes tão importantes como Lucrecia Martel, Ira Sachs, Apichatpong Weerasethakul, Atom Egoyan ou Todd Solondz.

Todas as informações sobre as candidaturas estão disponíveis em: https://bit.ly/LicenciaturaCinema

Para mais esclarecimentos, podes ainda contactar os professores Pedro Alves e Daniel Ribas.
03-06-2020