Estudantes internacionais participaram na sessão mensal do Círculo Intercultural da FEP

23 estudantes estrangeiros e 18 estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) partilharam as suas experiências de mobilidade internacional no encontro mensal do FEP-UCP Intercultural Circle: International Meetings, que aconteceu, no dia 21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna.

A iniciativa de caráter mensal pretende facilitar a transição e a inclusão de estudantes e investigadores internacionais recém-chegados à FEP e celebrar a diversidade cultural.

O objetivo é que estes encontros sejam um espaço de diálogo aberto e de suporte, onde estudantes e investigadores internacionais possam partilhar as suas experiências, discutir os desafios inerentes à adaptação a um novo contexto e encontrar suporte. No fundo, visa-se criar um sentimento de pertença destes estudantes e investigadores à comunidade FEP-UCP e promover a sua adaptação e bem-estar.

Partilha de experiências e de desafios inerentes à mobilidade

Os 23 alunos estrangeiros que participaram na primeira sessão desta iniciativa, chagaram à FEP vindos da Itália, Roménia, França, Espanha, Equador e Brasil.

Durante o encontro, os estudantes internacionais puderam apresentar-se e conversar com os alunos da FEP, que já participaram em programas de mobilidade internacional, sobre as suas experiências e desafios noutros países.

Aproveitando o mote do Dia Internacional da Língua Materna, os estudantes partilharam uns com os outros expressões das suas línguas nativas, cantaram músicas dos seus países de origem e planearam as atividades que irão decorrer, ao longo do semestre.

Patrícia Oliveira-Silva, membro da Direção da FEP para a Internacionalização, explica a importância da iniciativa: “Ao cruzarmos as fronteiras, ou ao convidarmos outros a cruzarem as fronteiras que nos separam, estamos a abrir as portas para mundos completamente novos e, muitas vezes, desconhecidos. E é com muito entusiasmo que desejamos acompanhar todos os estudantes e investigadores internacionais nesta jornada de descoberta da nossa comunidade académica, da riqueza da nossa cultura e de tudo aquilo que nos enche de orgulho dentro da nossa faculdade.”

Os estudantes internacionais recém-chegados à FEP e os alunos portugueses que já participaram em programas de mobilidade receberão um convite mensal para integrarem estes encontros, através da Associação de Estudantes da FEP (AE FEP UCP) e da Direção da Faculdade de Psicologia.

Para Marta Nogueira, Presidente da AE FEP UCP, “o espírito de inclusão de todos os estudantes da FEP foi demonstrado pela presença neste encontro. Estes encontros são sem dúvida acontecimentos de extrema relevância e que refletem a importância da diversidade e do diálogo entre as várias culturas.”

O FEP-UCP Intercultural Circle: International Meetings é uma iniciativa desenvolvida pela Direção da FEP, em parceria com a AE FEP UCP e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano – CEDH.

01-03-2024