FEP fortalece laços internacionais com a visita da Pró-Reitora da Universidade de Maryland Baltimore County

Jane Rutledge, pró-reitora e diretora da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC), esteve de visita à Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto, no dia 19 de janeiro, onde incluiu uma passagem pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP).

Segundo Patrícia Oliveira-Silva, membro da direção da FEP para a Investigação, Transferência de Conhecimento e Internacionalização, “a visita de Jane Rutledge marca um passo significativo no reforço dos laços académicos e de investigação entre a FEP e a UMBC”.

A visita teve o objetivo de explorar opções de mobilidade para os estudantes da UMBC, estando perfeitamente alinhada com o compromisso da FEP em oferecer oportunidades abrangentes e globais para estudantes internacionais que desejem frequentar programas de formação na faculdade.

Durante a visita à UCP, Jane Rutledge reuniu com representantes da FEP, da Católica Porto Business School (CPBS) e da Escola Superior de Biotecnologia (ESB).

Patrícia Oliveira-Silva fala sobre a importância desta visita: “o encontro presencial com os nossos parceiros internacionais tem um poder inegável. Encaro cada encontro com os nossos parceiros como uma oportunidade preciosa para estabelecer colaborações mais fortes. Quando pensamos em internacionalização, pensa-se frequentemente na definição de uma estratégia ou de um conjunto de objetivos. Nós preferimos pensar numa viagem que ajuda a cultivar e a aprofundar a relação com os nossos parceiros internacionais”.

Mentalidade aberta e adaptável para abraçar com entusiamo culturas diversas

Um dos principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico da FEP para a Internacionalização consiste na criação de uma mentalidade aberta e adaptável entre a comunidade para acolher e abraçar com entusiasmo culturas diversas.

“O acolhimento dos nossos parceiros no nosso Campus favorece, em grande medida, a promoção desta mentalidade, uma vez que contribui para a construção de uma relação de confiança e de respeito mútuo, essenciais para a manutenção de parcerias internacionais de longo prazo”, refere a docente da FEP.

“O nosso compromisso com a internacionalização é um compromisso com o futuro - um futuro onde a educação não tem fronteiras, remata.

31-01-2024