FETALDISC e Católica Porto Business School estabelecem parceria para avaliação financeira de patente inovadora

O acordo celebrado entre a Católica Porto Business School e a FETALDISC, empresa fundada por investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), tem por base uma análise do potencial de mercado do FETALIX, um biomaterial inovador inspirado em tecidos fetais para o tratamento da degeneração do disco intervertebral, uma das grandes causas de dor lombar.

Esta parceria entre as duas entidades é um reflexo do compromisso da própria Católica Porto Business School em fortalecer a ligação entre o meio académico e o empresarial.

Para liderar este desafio, foi formada uma equipa que conta com a participação de João Novais, Docente convidado, Pedro Pinto, Industry Fellow, e Francisco Mota, Mestre em Finanças pela Católica Porto Business School desde outubro de 2023 e que integrou o projeto em novembro do mesmo ano. A inclusão de um antigo aluno sublinha a importância do programa educacional da Católica Porto Business School que se destaca, não só pela qualidade académica, mas também pela capacidade de preparar os seus alunos para enfrentarem desafios reais do mercado. Francisco Mota salienta: “É uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico num projeto tão inovador e com um potencial impacto tão grande. Estou entusiasmado por poder contribuir para a análise financeira desta patente, que representa um avanço tecnológico importante”.

Para além do impacto económico e tecnológico, o FETALIX tem o potencial de oferecer uma alternativa de tratamento menos invasiva e mais acessível para a dor lombar. Esta abordagem pode levar a uma redução significativa nos custos de saúde associados a esta condição, melhorando ao mesmo tempo a qualidade de vida dos pacientes.

Esta parceria entre a FETALDISC e a Católica Porto Business School ilustra, com sucesso, a forma como a colaboração entre o tecido empresarial e a academia pode ser frutífera, unindo esforços no sentido de promover inovações tecnológicas com um forte impacto social e económico.

06-03-2024