Francisco Carvalho Guerra e Joaquim Azevedo recebem Medalha de Honra e Medalha de Mérito da Cidade do Porto

Os dois primeiros presidentes do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) foram distinguidos pela Câmara Municipal do Porto em reconhecimento pelos contributos para o prestígio da cidade invicta. O Professor Francisco Carvalho Guerra recebeu a medalha de Honra e o Professor Joaquim Azevedo recebeu a medalha de Mérito da cidade.

A medalha de Honra do Porto foi atribuída a 2 figuras ímpares da cidade. O Professor Carvalho Guerra recebe esta distinção juntamente com Álvaro Sequeira Pinto. Nas palavras de Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, o Professor Carvalho Guerra é “um dos mais reconhecidos académicos da cidade e uma das figuras mais proeminentes da sociedade portuguesa” que “sempre se bateu pelo Norte e pelo Porto”.

Francisco Carvalho Guerra foi um dos fundadores da Universidade Católica Portuguesa no Porto que dirigiu durante mais de 25 anos, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, presidente da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, vice-reitor da Universidade do Porto, presidente do Conselho para a Cooperação Ensino Superior – Empresa, representante destacado em diferentes comités da NATO e membro da New York Academy of Sciences. “O Professor Carvalho Guerra é uma força inspiradora que foi crucial na implementação e afirmação da Universidade Católica Portuguesa no Porto”, refere Isabel Braga da Cruz, atual presidente da UCP no Porto.

Joaquim Azevedo, segundo Presidente da Católica no Porto (2006-2013), foi também um dos homenageados da sessão, recebendo a Medalha de Mérito da Cidade do Porto. Foi Secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário do XII Governo Constitucional, em 1992/93 e membro do Comité Diretor do CERI - Centro de Estudos e Investigação sobre Inovação em Educação, da OCDE. Foi o primeiro Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP e Diretor da Escola das Artes. Foi condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Instrução Pública (2009) e com a medalha de ouro de Defesa Nacional (2015). Atualmente é investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano (UCP) e é professor catedrático na Universidade Católica. “O Professor Joaquim Azevedo foi determinante na modernização e implementação do modelo de gestão integrada da UCP no Porto” destaca Isabel Braga da Cruz.

A sessão de entrega de Medalhas Municipais de Honra, Mérito e Bons Serviços decorreu, como já é tradição, na Casa do Roseiral nos jardins do Palácio de Cristal.

Mais informações sobre a sessão aqui.

13-07-2021