O início da vida profissional dos primeiros licenciados do Programa de Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão

Em 2020, mais de uma dezena de estudantes terminaram a sua primeira experiência académica num programa único no país. Depois de cinco anos, são os primeiros estudantes do país a obter simultaneamente duas licenciaturas – uma em Direito e uma em Gestão.

Início da vida profissional
Benedita Sousa Otto faz parte da primeira fornada de licenciados da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão. Apesar de ter terminado recentemente a sua jornada académica, rapidamente iniciou a sua vida profissional numa start-up, onde dava apoio em questões legais. No início deste ano, começou a trabalhar na área de consultoria fiscal como International Tax Analyst na Deloitte, em Lisboa.

Também Sofia Magalhães iniciou o percurso profissional assim que se licenciou, como advogada estagiária, na Uria Menendez-Proença de Carvalho, em Lisboa.

Interesse dos recrutadores é imediato
Assim que começou a procurar trabalho na área, Benedita percebeu que a curiosidade dos recrutadores era imensa: “Mostraram interesse na dualidade, tendo alguns confessado que se a Dupla existisse na altura deles se teriam, certamente, inscrito.”

Para Sofia, o valor da sua instrução é indiscutível já que apresenta “uma enorme vantagem competitiva no mercado de trabalho”. Após ter tido contacto alguns recrutadores, reparou que a curiosidade pela formação e pelo seu posicionamento no mercado de trabalho é notória.

Percurso académico diferenciador
A advogada estagiária recorda a flexibilidade das duas licenciaturas como uma das características mais importantes, assim como a “capacidade de trabalho constante” que é necessária para obter resultados de excelência.

Na opinião de Benedita, o ponto diferenciador do curso está presente no plano curricular pois todos os semestres há a conciliação de disciplinas de Direito e de Gestão, o que possibilita a aprendizagem equilibrada das duas vertentes.

Com efeito, a alumni sente que o seu percurso académico a destaca de outros candidatos uma vez que “pode indiciar uma perspetiva mais completa, abrangente e com maior pensamento crítico nas duas vertentes que compõem os mercados e transações”, remata.

Este programa ímpar resulta de uma parceria entre a Faculdade de Direito e a Católica Porto Business School.

17-03-2021