Inscrições Abertas: Porto Summer School on Art & Cinema 2021 : Survivance

Últimos dias de inscrições!
Porto Summer School on Art & Cinema
Survivance

Julho 5–9, 2021
Porto, Portugal

Organizado pela Escola das Artes em colaboração com a Haus der Kulturen der Welt (HKW) e o projeto New Alphabet School (2019–22).

Data limite de inscrições:  31 de Maio
Inscrições aqui.

Artistas e curadores: Ariella Azoulay, Elizabeth Povinelli, Filipa César, Kleber Mendonça Filho, Marinho de Pina, New Alphabet School (HKW), Patricia Ferreira Pará Yxapy, Sérgio Pereira, Vadinho da Costa e Sónia Vaz Borges.

Curadores: Daniel Ribas, Filipa César and Nuno Crespo

Porto Summer School on Art & Cinema pretende ser um curso avançado de novas práticas de cinema, combinando um pensamento crítico com o contacto com grandes criadores do cinema e da arte contemporânea. A diversidade de abordagens processuais, bem como os temas decisivos do mundo atual, serão apresentados por realizadores/artistas de relevância internacional, em diálogo com pensadores, críticos e académicos que discutirão o trabalho desenvolvido durante a semana. A Summer School decorrerá presencialmente no Porto.

Durante uma semana, convidados e participantes irão desdobrar como modos de "Survivance" podem produzir formas criativas para subverter a violência em tempos desafiadores de grande injustiça sociopolítica e ecológica. Além disso, o conceito de "Survivance", como proposto pelo académico Nativo Americano Gerald Vizenor, será discutido a partir das perspetivas daqueles que são ignorados ou esquecidos, tanto no passado como no presente, os povos colonizados cuja rejeição pela vitimização é articulada com gestos de empoderamento através da arte, política e práticas coletivas. Propomos operar os vários significados do conceito no nosso presente partilhado e abordar a transformação do paradigma de geopolítica, reconhecendo os mundos no nosso mundo e dando destaque à aprendizagem com comunidades de locais como a Austrália, América do Sul e África.

A Summer School também terá um programa gratuito e livre, integrando projeções de cinema e exposições de artistas e realizadores no Porto. Este programa é oferecido à cidade e ao público cultural da cidade.

• Uma Summer School internacional dirigida a artistas e realizadores
  • Convidados internacionalmente reconhecidos – artistas/realizadores e académicos/críticos
  • Um programa intensivo, de uma semana, em contacto com vários agentes do cinema contemporâneo
  • Recursos técnicos e artísticos da Escola das Artes (material para gravação de imagens e som, laboratórios de pós-produção para imagem e som, espaço expositivo, biblioteca)
  • A Summer School irá decorrer em vários espaços culturais da cidade
Porto Summer School on Art & Cinema 2021 é organizada pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa in Porto, em colaboração com a New Alphabet School (Haus der Kulturen der Welt), com o apoio do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (FCT).

Para mais informação por favor contacta: summerschool.arts@porto.ucp.pt.

Flashback of the last edition

15-04-2021