Mais de 30 entidades associam-se ao INSURE.hub

Lançado em outubro de 2021, num evento público, o INSURE.hub está já a cumprir o seu grande objetivo: criar um ecossistema vibrante, nacional e internacional, de conhecimento transdisciplinar de âmbito circular, sustentável e regenerativo. São já mais de 30 as entidades que se associaram a esta iniciativa que resulta da mobilização da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, através das suas Faculdades - Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers New Generation, em conjunto com organizações nacionais e internacionais que se constituem como líderes de pensamento e agentes de transformação para a Sustentabilidade e a Regeneração.

João Pinto, da Católica Porto Business School, explica “o INSURE.hub atua em quatro eixos fundamentais: apoio a empresas e clusters no desenvolvimento de negócio e novos investimentos; promoção de empreendedorismo sustentável/regenerativo; mobilização da sociedade; e formação académica”. Neste sentido, “termos já mais de 30 organizações associadas ao INSURE.hub, é um enorme orgulho e demonstra a importância da existência de uma iniciativa como esta,” conclui.

Temos vindo a desenvolver um conjunto de ações junto das entidades que se associaram ao INSURE.hub, mas estamos também a preparar formação pós-graduada que virá suprir uma necessidade premente das organizações nestas áreas da Sustentabilidade e Regeneração,” refere Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica no Porto. Outras atividades da equipa do INSURE.hub têm sido o desenvolvimento de projetos, a preparação e submissão de candidaturas a fundos europeus em vários setores, incluindo uma parceria de co-criação entre dois hubs europeus. Em paralelo, tem havido um estreitar de relações internacionais com líderes de conhecimento na área da sustentabilidade.

António Vasconcelos, da Planetiers New Generation, reitera que “o compromisso da Planetiers New Generation, criada com a ambição de desenvolver um programa de transformação para Portugal orientado pela Sustentabilidade e a Regeneração, está muito ativo com o INSURE.hub, e uma caraterística muito distintiva do mesmo consiste no crescente envolvimento de líderes de conhecimento e agentes de transformação a nível internacional”, acrescentando “estamos constantemente a ser desafiados pelas organizações, mas também por investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e da Católica Porto Business School.”.

Até ao final do mês de março, foram várias as organizações que se associaram ao INSURE.hub: Águas de Monchique; APICCAPS; Aquitex; Associação Comercial do Porto – CCIP; Aveleda; BLC3; Bondalti; Bosch; Cabelte; Câmara Municipal do Porto; Cerealis; Clusaga; Comunidade Portuária de Leixões; Decorgel; ETSA, S.A.; Frutus; GERMEN - Moagem de Cereais, S.A.; Greenvolt; Grupo Soja; Imperial; KPMG; Lipor; MDS; Mendes Gonçalves, S.A.; Mota Engil Capital; Mota Engil Renewing; New-Normal Consulting; Nutripar; Real Companhia Velha; Sarcol; SuperBock Group; Vieira de Castro; Vitacress.

Em breve, no âmbito do INSURE.hub será lançada uma nova Pós-Graduação, serão criadas formações executivas de curta duração, mas também continuarão as ser promovidas dinâmicas de empreendedorismo de projetos fortemente inovadores no domínio da economia circular.