Maquetes de Siza Vieira intervencionadas pelo CCR com a colaboração dos alunos de Conservação e Restauro com destaque em Serralves

No âmbito da parceria entre a Escola das Artes com a Fundação de Serralves, os alunos da Licenciatura em Arte, Conservação e Restauro tiveram a oportunidade de participar na intervenção de 50 maquetes do arquiteto Álvaro Siza Vieira, agora em exibição na exposição C.A.S.A – Coleção Álvaro Siza, Arquivo.

As maquetes, compostas por diferentes materiais como cartão, papel, K-line e esferovite, foram submetidas a um processo de limpeza de sujidade profunda e superficial, de manchas, remoção de adesivos, fungos e resíduos, assim como colagens, entre outras soluções de conservação e restauro.

Entre as obras intervencionadas, encontram-se projetos emblemáticos do arquiteto, tais como a Casa Armanda Passos, o Complexo da Boavista, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, etc…

Com curadoria do arquiteto António Choupina e coordenação de Sónia Oliveira, a exposição organizada pela Fundação Serralves, encontra-se na Ala Álvaro Siza - num piso dedicado à Arquitetura - construída para ser Casa da Coleção. A Mostra inclui um amplo espectro de projetos para lá dos muros de Serralves, outras Casas de Cultura, Casas do Conhecimento, Casas de Fé, Casas de Lazer, Casas de Comércio, Casas de Família, Casas do Povo, Casas de Trabalho.

Ao longo de sua carreira, Siza Vieira recebeu várias distinções, incluindo o Prêmio Pritzker, em 1992, considerado o mais alto reconhecimento na área da Arquitetura.

Esta parceria reforça o papel crucial da educação artística e da preservação do patrimônio na construção de uma sociedade mais consciente e culturalmente enriquecida.

15-03-2024