MBA Executivo da CPBS faz 20 anos e apresenta várias novidades

A Católica Porto Business School vai celebrar, em 2024, os 20 anos do seu MBA Executivo. “Chegar às 20 edições é uma responsabilidade para com a Escola e os nossos alunos”, começa por referir João Pinto, diretor da Católica Porto Business School (CPBS). Num percurso que engloba marcos como a acreditação da Association of MBAs (AMBA) e a inclusão, em 2023, entre os melhores da Europa no QS Executive MBA Ranking, os próximos passos são sempre dados a pensar no que se pode fazer melhor e diferente.

Uma das principais mudanças é a extensão da unidade Human & Leadership Skills, um serviço pensado para apoiar a gestão de carreira, ideias de negócio e atualização de conhecimentos. Desenhado, de início, para funcionar durante dois anos após a conclusão do MBA, os alunos vão poder usufruir deste serviço ainda por mais tempo. “É um reforço do objetivo de desenvolvimento de líderes que procuram oferecer um impacto positivo na sociedade”, realça o diretor do MBA Executivo da CPBS, Luís Marques. “É também o assumir de uma relação ainda mais permanente e constante com os nossos alunos”.

No seu entender, há um compromisso assente com a atualização permanente de conhecimentos. “Vamos criar, também, uma unidade de Master Business Classes. Queremos que as temáticas selecionadas respondam à necessária adaptação que a estrutura de um MBA deve oferecer para resposta aos novos temas da gestão”, como a transformação digital, a inteligência artificial, a gestão de risco em contexto de crise relevante, a sustentabilidade e a gestão de projetos em contextos de mudança rápida e melhoria contínua.

Outra mudança que resulta da necessidade de agregação do que é lecionado durante o MBA é a nova unidade de Business Plan. Na opinião de Luís Marques, “pretende-se desafiar os alunos a desenvolverem uma visão integrada e holística da gestão das organizações”. É uma unidade transversal aos dois anos do curso e que vai culminar com uma apresentação de caso, no final do MBA. “Pretendemos que haja uma correlação entre os conhecimentos adquiridos e a criação de valor para as empresas e instituições”, sublinha.

2024 vai ser, portanto, um ano com várias surpresas para o MBA Executivo da Católica Porto Business School. “Queremos continuar a estar entre os melhores do mundo e, para isso, temos a ambição natural de ir sempre mais além. Sabemos o que queremos e estamos sempre atentos ao ‘feedback’ dos nossos alunos, para podermos ir ao encontro daquilo que são os seus desejos, mas também do que o mercado necessita”, conclui João Pinto.

O programa continua a apostar naquilo que são os seus pontos fortes, com um corpo docente que mistura professores nacionais e internacionais e as várias semanas internacionais, com passagem por algumas das melhores escolas de negócios europeias, como a Esade e a LUISS. O Corporate Club mantém-se como âncora de ligação ao setor corporativo, contando com muitas empresas de referência nas suas áreas de atuação.

As candidaturas para a 20ª edição do MBA Executivo da Católica Porto Business School, a iniciar em outubro de 2024, já se encontram abertas. Os interessados podem saber mais informações aqui.

11-03-2024