Olimpíadas da Sustentabilidade do HNL: um encontro entre as neurociências e a consciência ambiental

O Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) organizou a 1ª edição das “Olimpíadas da Sustentabilidade”, uma competição amigável, direcionada a estudantes da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto.

Desenvolvida com o objetivo de promover a educação e a consciência ambiental dos estudantes da UCP, a iniciativa teve lugar, no dia 5 de dezembro de 2023, como parte do ambicioso projeto Bioshoes4All - Innovation and empowerment of the footwear industry for a sustainable bioeconomy, do qual o HNL faz parte, e que pretende promover a transição da indústria do calçado para a bioeconomia e a economia circular.

No âmbito das “Olimpíadas da Sustentabilidade”, o HNL lançou o convite a todos os estudantes da UCP para participarem numa competição amigável, em formato “Pub Quiz”.

Foram selecionados 20 alunos para participarem na competição. Cada estudante integrou uma equipa que tinha como desafio demonstrar os seus conhecimentos em matéria de sustentabilidade para a indústria do calçado.

A equipa vencedora foi a BioPower, composta por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia, que acertou em 27 das 29 perguntas do “Pub Quiz”.

Patrícia Oliveira-Silva, diretora do HNL e membro da Direção da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), explica que "para incentivar os nossos estudantes a envolverem-se com a temática da sustentabilidade, necessitamos de aprender com as suas ideias frescas e inovadoras. Este é o cerne da compreensão do comportamento humano. É aí que as neurociências e a consciência ambiental se encontram”.

Educar e inspirar para a sustentabilidade

As “Olimpíadas da Sustentabilidade” pretenderam não só educar os estudantes para a temática, mas também inspirá-los. O evento foi pensado para ser, em simultâneo, uma competição e uma plataforma de aprendizagem, permitindo aos alunos trocar ideias e expandir os seus pontos de vista sobre práticas sustentáveis. Ao mesmo tempo, tinha como finalidade enfatizar o papel crucial da nova geração de estudantes na criação de um futuro mais sustentável para a indústria do calçado, fazendo assim a ponte com o projeto Bioshoes4All.

Patrícia Batista, docente e investigadora na FEP, e a responsável pela conceção do evento, afirma: “A criatividade demonstrada pelos alunos nas Olimpíadas da Sustentabilidade excedeu as nossas expectativas, demonstrando o empenho da próxima geração quando é convidada a sentar-se à mesa para discutir questões importantes. O evento também mostra claramente como a consciência ambiental pode ser integrada em iniciativas educativas”.

A docente e investigadora acrescenta igualmente que a ambição do HNL vai para além deste evento. “Pretendemos organizar muitas outras iniciativas que possam incentivar um diálogo contínuo e motivar a ação em matéria de sustentabilidade na nossa comunidade.", refere.

Pedro Ribeiro, outro membro do HNL e parte do comité executivo das “Olimpíadas da Sustentabilidade”, onde foi responsável pelos desafios logísticos, partilhou também a sua visão sobre esta experiência: "No HNL, um dos nossos principais objetivos é a educação e a aplicação do conhecimento científico à sociedade. Atividades como as Olimpíadas da Sustentabilidade permitem-nos fazer exatamente isso e partilhar conhecimentos de uma forma que sabemos ser empolgante e cativante. É por isso que estou tão feliz por sermos parceiros do projeto BioShoes4All”.

Por último, Ana Moreno, também membro do HNL e do comité executivo das Olimpíadas, e responsável por apoiar o desenvolvimento das perguntas do “Pub Quiz”, afirmou: “O meu principal objetivo era ir mais longe do que o formato tradicional de perguntas e respostas e criar uma experiência em que a aprendizagem sobre a sustentabilidade se tornasse uma experiência envolvente e estimulante para todos os participantes. Penso que as perguntas não eram apenas desafios. Tentámos transformá-las em convites para os estudantes explorarem e abraçarem a sustentabilidade no setor do calçado”.

“Esperamos que, ao encorajar o pensamento crítico sobre a sustentabilidade neste setor específico, estejamos a formar uma geração capaz de fazer escolhas sustentáveis no futuro", acrescenta a investigadora que procurou desafiar os participantes na competição a pensarem de forma crítica sobre questões de sustentabilidade no mundo real.

Sobre o Bioshoes4All

O projeto Bioshoes4All - Innovation and empowerment of the footwear industry for a sustainable bioeconomy, orçamentado em cerca de 80 milhões de euros, representa uma parceria estratégica entre a Escola Superior de Biotecnologia da UCP e o HNL e tem como parceiros a APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP).

O projeto visa promover a transição da indústria do calçado para a bioeconomia e a economia circular sustentável. O HNL assume o papel de contribuir com a sua linha de investigação sobre os correlatos neurais do comportamento do consumidor.

Patrícia Oliveira-Silva salienta o impacto do projeto: "O âmbito do Bioshoes4All vai para além da mera produção de sapatos ecológicos; representa um movimento em direção a um modo de vida mais sustentável, tendo um impacto significativo, tanto na indústria do calçado como nos compradores".

A docente destaca a importância da colaboração interdisciplinar presente neste projeto: "A parceria entre as neurociências, a ciência ambiental e a indústria do calçado no Bioshoes4All exemplifica o poder das colaborações interdisciplinares na abordagem dos desafios globais. As neurociências não se limitam a compreender o cérebro; trata-se de aplicar o conhecimento adquirido nessa área para criar um mundo mais consciente e sustentável".

O Bioshoes4All iniciou em maio de 2022 e estende-se até 31 de dezembro de 2025.

31-01-2024