Os estudantes da Escola Superior de Biotecnologia já têm aulas no campus

Os estudantes de licenciatura e de mestrado da Escola Superior de Biotecnologia já estão de regresso ao campus para participarem em aulas laboratoriais. O número de estudantes por turma foi reduzido e os trabalhos que eram em grupo, passaram a ser individuais para garantir que se cumprem as normas de segurança definidas nesta época de pandemia.

Utilizando máscara, bata e proteção de olhos, os estudantes têm desenvolvido as suas experiências sem ter de sair do seu posto de trabalho. Docentes e estudantes fazem um balanço positivo desta nova fase de ensino universitário que rapidamente se adaptou a como viver, lecionar e aprender em tempos de pandemia.

“Tendo em conta que as aulas laboratoriais são uma das ferramentas mais importantes na formação dos alunos da Escola Superior de Biotecnologia, considerei a oportunidade de regresso a estas aulas uma experiência positiva e enriquecedora. No meu ponto de vista, as medidas de segurança estabelecidas possibilitam, de igual forma, a aprendizagem e proteção dos alunos, tendo sido, de facto, possível realizar os trabalhos laboratoriais quase com toda a normalidade, permitindo a interação professor/aluno que é tão valiosa, embora que por tempo limitado. As idas ao laboratório suavizam, de certa forma, os ‘efeitos’ do confinamento, e concordo plenamente com a sua realização, não esquecendo ainda que temos um longo caminho a percorrer até à normalidade.”

Maria Leonor Teixeira Pinto de Castro, Licenciatura em Bioengenharia, 2º ano

“Foi muito bom poder voltar à Universidade, estar pessoalmente com os meus colegas e professores em vez de vê-los apenas pelo computador. As medidas de proteção adicional adotadas pela universidade, permitiram realizar as aulas práticas de uma forma que não seria replicável pelo formato online e fizeram-me sentir seguro desde o momento que entrei no campus. Sem dúvida que este regresso, mesmo com todas as condicionantes, trouxe uma pequena dose de normalidade a este semestre atípico.”

Bruno Gaifem, Licenciatura em Microbiologia (1º Ano)

“Na minha ótica, a retoma das aulas práticas permitiu que houvesse de certa forma um regresso à normalidade, normalidade essa que não deixa de ser ligeiramente diferente da que estavamos habituados. Relativamente às medidas de proteção, a Católica está a esforçar-se para garantir o bem-estar e a saúde dos alunos e utentes, quer a nível de higienização quer a nível de distanciamento.”

Maria Ana Bento, Licenciatura em Microbiologia (1º ano)

"Esta aula prática de Gastrotecnia dá para matar saudades da interação pessoal entre os colegas e a professora. Parabéns a todos os docentes e responsáveis por tornarem este regresso à Universidade uma experiência segura e que nos faz sentir confortáveis. Não faltou nada, desde a simpatia dos docentes da Escola Superior de Biotecnologia, até aos materiais de higiene e de segurança."

Verónica Resende, Licenciatura em Ciências da Nutrição

"Ao voltar à Universidade senti-me segura nas instalações. Durante a aula que frequentei reparei que foram tomadas todas as medidas de segurança para que a mesma corresse da forma mais segura possível."

Raquel Coelho, Licenciatura em Ciências da Nutrição

Junho 2020