O que é a Educação Ambiental? “É a oportunidade de aprender com a Natureza”

Vamos “aprender com a Natureza”? A 26 de janeiro, celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental. A comemoração realiza-se desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente em Estocolmo, na Suécia, em 1972, e pretende sensibilizar, alertar e consciencializar para a importância da construção de um futuro mais sustentável, reforçando o papel fulcral que a educação desempenha no processo de transformação e de mudança de comportamentos.

Margarida Silva, docente da Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, destaca o papel dos jovens no combate às alterações climáticas e partilha que a prioridade ambiental faz parte da identidade da Faculdade.

O que é a Educação Ambiental?

É a oportunidade de aprender com a Natureza.

Qual o maior desafio da Educação ambiental?

Contribuir para a sobrevivência às alterações climáticas.

Que sinais positivos é que já se têm revelado nesta temática?

A luta pelo nosso futuro climático está a ser liderada pela juventude. Isso é o melhor sinal de que as coisas só podem mudar para melhor com o passar do tempo.

De que forma é que a Educação Ambiental integra a identidade da Escola Superior de Biotecnologia?

Na ESB a prioridade ambiental é o contexto em que tudo o resto decorre. Faz parte do nosso DNA, enquadra e fundamenta cada decisão estratégica e serve também de termómetro para avaliar os resultados no ensino, na administração e na investigação.

26-01-2024