Refugiados da Universidade Católica recebidos pelo Presidente da República

Para assinalar o 5.º aniversário do Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum, a Universidade Católica promoveu um encontro para os seus estudantes refugiados, tendo estes sido recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, em Belém, no dia 2 de fevereiro.

Durante este momento de encontro, o Presidente dirigiu-se aos estudantes, escutou-os, e fez uma visita guiada ao Palácio, destacando as obras de Paula Rego na capela.

Os estudantes, de várias nacionalidades, tiveram também a oportunidade de reunir com a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil. Nesse encontro, os alunos puderam agradecer à Universidade a oportunidade de estudar e partilhar as suas aspirações, bem como as dificuldades que por vezes enfrentam.

Para Artem Suprinovych, refugiado ucraniano, esta “foi uma daquelas oportunidades únicas de conhecer pessoalmente pessoas incríveis e de grande influência, de ouvir os seus conselhos e de descobrir sítios fantásticos.” Descrevendo como uma “experiência única” e de “grande valor”, o estudante de Microbiologia na UCP sublinha a “organização perfeita e o programa diversificado e impressionante”, deste encontro dinamizado pela Iniciativa de Apoio a Estudantes Refugiados da UCP.

Os estudantes participaram também na Conferência “Origins and content of the Document on Human Fraternity for World Peace and Living Together”, por Peter Stilwell, diretor do Departamento para o Diálogo Ecuménico e Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa. Uma sessão em que foram apresentados os antecedentes e o conteúdo do Documento sobre a Fraternidade Humana, documento que comprova que as religiões podem coexistir a partir do denominador comum de humanidade.

Já no dia 3 de fevereiro, o 2.º dia deste encontro, os estudantes foram acompanhados por Inês Guerra e Inês Espada Vieira, Coordenadora da Iniciativa de Apoio a Estudantes Refugiados da UCP, no workshop “Somos livros humanos: narrativa e indentidade(s)", por Carlos Barros, na Brotéria. O encontro terminou com uma visita guiada ao Teatro Nacional de São Carlos.

07-02-2024