Rui Soucasaux Sousa é o novo Diretor da Católica Porto Business School

Rui Soucasaux Sousa, Professor Catedrático, é o novo Diretor da Católica Porto Business School. Assumindo o cargo para um mandato de três anos (2020-2023), o Docente da Católica Porto Business School toma posse hoje, dia 29 de maio, às 13h00, na Reitoria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Doutorado em Gestão de Operações pela London Business School, Rui Sousa possui um Mestrado em Investigação Operacional pela Universidade de Lancaster e uma Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com cerca de 20 anos dedicados à atividade de docência e investigação na Católica Porto Business School, foi Presidente do Conselho Científico (2012-2018), Diretor do Departamento de Operações e Sistemas (2008-2014), Diretor fundador do Mestrado/Especialização em Gestão de Serviços (2008-Presente) e Diretor da Licenciatura em Gestão (2002-2004). Atualmente, Rui Sousa é Diretor do Service Management Lab (SLab), um centro de competências da Católica Porto Business School que o próprio fundou em 2014. O SLab funciona em estreita colaboração com o mundo empresarial e tem como objetivo a produção e transferência de conhecimento que possa contribuir para aumentar a produtividade, qualidade e inovação das indústrias e tarefas relacionadas com serviços. A este nível, realizou projetos para organizações nacionais e internacionais de renome como a Rank Xerox, Siemens, EDP, Sonae, Ministério das Finanças de França, entre outras.

Rui Sousa conta com uma vasta experiência enquanto docente não só em Portugal como ao nível internacional: colabora como docente no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM), Bruxelas, e lecionou na London Business School e na London School of Economics. Entre as suas principais áreas de expertise encontra-se a Gestão de Operações de Serviços, Economia Digital, Servitização da Indústria e Estratégias de Produção. O seu trabalho de investigação tem recebido vários prémios internacionais e tem sido publicado nas mais prestigiadas revistas científicas da especialidade.
Membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2013 a 2016, é atualmente Honorary Fellow da European Operations Management Association (EurOMA), a principal associação científica Europeia na área da Gestão de Operações, tendo integrado a sua Direção de 2008 a 2014.

Rui Sousa assume, a partir de hoje, o cargo anteriormente ocupado por Sofia Salgado Pinto, que dirigia a Católica Porto Business School desde 2013.

maio 2020