Voluntariado Universitário Europeu: Estudantes da Católica participam em formação

O trabalho em equipa. A gestão de conflitos. O voluntariado no mundo real e o voluntariado transformador. A gestão de emoções e o mindfulness. Estes foram alguns dos temas das sessões de formação de voluntariado universitário europeu onde participaram vários estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto e em Braga.

Durante dois dias, estudantes da Universidade Católica rumaram a Bilbau para participarem num evento de formação do programa europeu de voluntariado Fly, que irá decorrer no verão de 2023, e que promove experiências de intercâmbio e aprendizagem no terreno. Participaram no evento cerca de 125 voluntários. Da Universidade Católica marcaram presença sete estudantes voluntárias do Porto e duas de Braga.

Para Mafalda Sá, estudante da Licenciatura em Psicologia, da Faculdade de Educação e Psicologia, “este fim de semana de Formação do Fly foi uma experiência incrível, que me completou enquanto voluntária e, também, enquanto pessoa.”

Durante o encontro, foram vários os momentos que permitiram um conhecimento das equipas, dos processos e do projeto. No final, todos os voluntários foram desafiados a escrever uma carta ao seu “eu voluntário do futuro”, registando como se sentem em relação à experiência que vão realizar.

Rumo a Bilbau, Sevilha e Bósnia

O programa de voluntariado Fly tem como propósito primordial reforçar o compromisso das universidades parceiras com o desenvolvimento sustentável e sensibilizar as comunidades universitárias para os problemas decorrentes da desigualdade e da injustiça. No verão, as estudantes voluntárias da Universidade Católica irão participar em dois projetos em Espanha e um na Bósnia. Em Bilbau, com crianças e adolescentes em situação vulnerável, em Sevilha com adultos com incapacidade intelectual e em Bihac com migrantes refugiados.

Isabel Madureira, estudante de Direito, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, partilha que “foi gratificante viver a experiência e partilhá-la com tantos jovens que querem distribuir amor pelo próximo.” A estudante refere, também, que as atividades promovidas durante a formação “foram a chave para solidificar o compromisso enquanto voluntária e para compreender de que maneira começa e termina este papel” e destaca a “resiliência” e a “bondade” que caracteriza as estudantes da Católica que foram selecionadas para o Fly.

“Ajudar os outros e marcar a diferença no mundo” é o que move Mafalda Sá para participar neste programa que lhe vai permitir “sair da zona de conforto e agarra uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem.” Para a estudante de psicologia, “foi um fim de semana intenso, onde conheci pessoas maravilhosas que, tal como eu, querem ir mais longe e ser uma voz para a mudança positiva.”

Coordenado pela Universidade de Comillas (Madrid), o programa Fly 2023 junta, para além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades de Deusto (Bilbao), ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia).  Cada uma das instituições envolvidas apresenta projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no país de origem, com a possibilidade de receber estudantes, bem como de enviar alunos para projetos de outras universidades parceiras.

O encontro de formação decorreu nos dias 25 a 26 de março, na Orduña, em Bilbau.

30-03-2023