Aula Aberta com Flávio Cerqueira | Escola das Artes

23.05.2024 18:30
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

23.05.2024 18:30 Aula Aberta com Flávio Cerqueira | Escola das Artes Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-com-flavio-cerqueira-escola-das-artes

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões
16 FEV 2024 - 24 MAI 2024
Curadoria: Lilia Schwarcz e Nuno Crespo

O programa anual de conferências, concertos, exposições e performances regressa na primavera de 2024 à Escola das Artes. Todos anos, este programa é alinhado a partir de um tema emergente do nosso mundo contemporâneo. Se, em anos anteriores, a nossa atenção esteve concentrada em como é possível aprender a “Pisar suavemente sobre a terra” (Ailton Krenak), na relação entre “Arte / Pensamento / Som” ou na exploração da multiplicidade de cruzamentos e contaminações entre “Arte e Ciência”, em 2024 será a reflexão sobre as omissões e os silêncios que as histórias mantêm que ocupará o lugar de destaque.

No dia 23 de maio, às 18h30, realiza-se uma Aula Aberta com Flávio Cerqueira.

Flávio Cerqueira

Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. É doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Trabalha com os processos tradicionais de fundição em bronze e tem a figura humana como protagonista de sua poética.
A sua obra explora, de maneira única, narrativas pessoais, históricas e por vezes ficcionais para problematizar questões de classe, identidade, raça e gênero. A presença de objetos do cotidiano, como espelhos, livros, sinalização de trânsito ou escritas de pichação cria tensão com as figuras humanas de bronze fora de escala em uma tentativa de desfocar as fronteiras entre a escultura, o espaço arquitetónico e o espectador. Cerqueira usa a escultura como ferramenta para imobilizar o instante, o momento do fragmento de uma ação, onde o espectador se torna coautor na produção de significados para dizer que a narrativa tem um início com finais diferentes.
O seu trabalho tem sido destaque em inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo, principalmente, Histórias Afro Atlânticas, National Gallery of Washington (2022) The Museum of Fine Arts Houston (2021), MASP – São Paulo, Brasil (2018); Queermuseu, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil (2017); South / South Let me Begin again, Goodman Gallery Cape Town, África do Sul (2017). 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2015); Resignification, Museu Stefano Bardini, Florença, Itália (2015);
As suas obras podem ser encontradas em importantes coleções do Brasil, como Instituto Inhotim, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Afro Brasil, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre outros.

Mais informação disponível aqui