Presidente e CEO da Amyris visita equipa do projeto Alchemy

No âmbito do projeto de investigação Alchemy, o presidente e CEO da Amyris esteve no novo Edifício de Biotecnologia, para conhecer os investigadores, perceber como está a decorrer o projeto e reunir com os membros que fazem parte da Amyris Portugal e que estão sediados neste novo edifício.

Com o objetivo de contribuir para a otimização da eficiência do processo de produção de biomoléculas e investigar novas aplicações para os subprodutos/resíduos resultantes deste processo, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse comercial, em particular para as indústrias alimentar, cosmética, industrial e farmacêutica, o projeto Alchemy resulta de uma parceria estratégica entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), a empresa Amyris Bio Products Portugal, subsidiária da Amyris, Inc., e o Governo de Portugal, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Em simultâneo, o projeto visa promover a transferência de tecnologia que se traduzirá num crescimento de competitividade das empresas na área da bioeconomia.

Atualmente, o projeto envolve cerca de 100 investigadores entre as duas entidades, dos quais 60 representam novas contratações, agregando diversas competências nomeadamente de bioengenharia, microbiologia e bioanalítica. O projeto, cuja primeira fase tem duração de cinco anos, materializa-se num centro de competências de excelência em biotecnologia, promovendo Portugal na linha da frente nas áreas da bioeconomia e economia circular.

Julho 2019