A nossa História

História do Centro Regional do Porto

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) inicia as suas atividades no Porto.
Criação do Ano Propedêutico do Curso de Direito. Surge o primeiro Curso de Direito na cidade do Porto - Faculdade de Direito - Porto [Campus Foz]

1984
Criação da Escola Superior de Biotecnologia da UCP. Pioneira em Portugal [Campus Asprela]

1987
Lançamento da Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas, extensão na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da UCP [Campus Foz].
Lançamento da Licenciatura em Teologia, na Faculdade de Teologia - Porto [Campus Foz]

Criação da Escola das Artes da UCP. Pioneira em Portugal [Campus Foz]

2001
Criação da Faculdade de Economia e Gestão da UCP, passando a enquadrar toda a formação em Gestão e Economia.

Lançamento do Instituto de Bioética da UCP. Pioneiro em Portugal [Campus Foz]
Lançamento da Escola de Gestão Empresarial (EGE Atlantic Business School) em parceria com importantes associações de negócios e outras universidades [Campus Foz]

2004
Transferência da sede do Instituto de Educação para o Centro Regional do Porto e lançamento da licenciatura em Psicologia.
Criação do Instituto de Ciências da Saúde, que integrou toda a formação na área da saúde em funcionamento nos Centros Regionais de Lisboa, Porto e Beiras.

2006
O Instituto de Ciências da Saúde fortalece a sua atuação no Porto, sediado no campus Asprela, com a integração da Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição.

2007
Criação da Faculdade de Educação e Psicologia, decorrente da transformação do Instituto de Educação [Campus Foz]

2008
Lançamento de Programa de Reflexão Estratégica do Centro Regional do Porto - GIQE.
Pela comunidade é definido o Plano Estratégico da Católica no Porto para o período 2009 - 2013.

2009
Lançamento da Católica 4ª ciclo, marca exclusiva do Centro Regional do Porto. Oferta de um Programa Universitário para maiores de 55 anos, formação contínua para novos públicos, cursos de verão.

2014
Reconfiguração do campus Asprela, tendo em vista a resposta mais adequada à atual configuração das atividades.

2015
Lançamento do Programa de Dupla Licenciatura em Direito e Gestão. Cinco anos, duas licenciaturas.

2019
Concentração no campus Foz de todas as Unidades Académicas da Universidade Católica Portuguesa no Porto.