"Inovação empresarial e crescimento sustentável"

Business School
"Inovação empresarial e crescimento sustentável"
Segunda-feira, 15 de Abril de 2024 in Negócios online

Artigo de Opinião de João Pinto, Dean da Católica Porto Business School.
Para que a inovação aconteça no seio das empresas é necessário que os líderes promovam uma cultura de inovação.
Num mundo em constante mudança, as empresas que colocam a inovação como pilar fundamental da sua estratégia são as que conseguem criar uma base sólida de crescimento sustentável. No contexto empresarial português, a inovação desempenha um importante papel na promoção do crescimento sustentável e na consolidação da competitividade global. As empresas portuguesas têm abraçado cada vez mais a inovação como uma alavanca para impulsionar o desenvolvimento económico e social do país. Mas para que a inovação de processos e produtos tenha impacto e crie valor efetivo, três ingredientes devem estar presentes.
O primeiro ingrediente é a liderança. As empresas necessitam de líderes visionários que promovam uma cultura de inovação dentro das organizações. Um exemplo notável em Portugal é o setor da tecnologia, onde startups lideradas por empreendedores ousados têm alcançado destaque internacional. Empresas como OutSystems, Talkdesk e Feedzai são exemplos de como a liderança visionária pode impulsionar a inovação e colocar Portugal no mapa global da tecnologia. Ao fomentar uma cultura de inovação, os líderes promovem a procura constante de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela empresa, incentivando a experimentação. Stefan Thomke, no seu livro “Experimentation Matters”, refere mesmo que a capacidade das empresas para inovarem depende de um processo de experimentação, onde novos produtos e serviços são criados e os existentes melhorados, e que as novas tecnologias têm um papel crítico na redução dos custos associados a este processo.