Lançamento do Livro > "Gonçalo M. Tavares: Ensaios, Aproximações, Entrevista"

21.02.2019 17:00
Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

21.02.2019 17:00 Lançamento do Livro > "Gonçalo M. Tavares: Ensaios, Aproximações, Entrevista" Link: https:///pt/central-eventos/lancamento-livro-goncalo-m-tavares-ensaios-aproximacoes-entrevista

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Lançamento do Livro:
"Gonçalo M. Tavares: Ensaios, Aproximações, Entrevista"
Madalena Vaz Pinto (org.)

Escola das Artes
Sala de Exposições
21 FEV · 17H

No dia 21 de fevereiro será apresentado na Sala de Exposições da Escola das Artes -UCP o livro “Gonçalo M. Tavares: Ensaios, Aproximações, Entrevista”, por Madalena Vaz Pinto.

A ideia deste livro surgiu do desejo de dar a conhecer aos leitores de língua portuguesa um conjunto de ensaios críticos que contemplem a multiplicidade de suas criações e funcionem como exercícios de aproximação desta obra singular polifônica. Para isso foram convidados dez ensaístas, cinco brasileiros e cinco portugueses, que puderam se debruçar livremente sobre textos, coleções ou aspectos da obra do autor. O resultado acabou por constituir um amplo painel crítico desta trajetória, oferecendo ao leitor muitas possibilidades de aproximação e contato com a poética tavariana.

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários e está a ser traduzido em mais de 50 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.
Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Foi também por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina. Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc.

Madalena Vaz Pinto é portuguesa e mora no Rio de Janeiro. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores de S. Gonçalo. Suas pesquisas na área da literatura portuguesa concentram-se, principalmente, nos autores modernos e contemporâneos, tendo publicado artigos em livros e revistas especializadas na área. É diretora do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura e editora da revista Convergência Lusíada da mesma instituição.

_ _ _ _

Sumário do Livro:

Madalena Vaz Pinto

De rotas da Índia. Os Lusíadas no Século XXI ou Dial M. for Murder
Jorge Fernandes da Silveira

A mecânica das fendas em O Reino
Lígia Bernardino

Pedalando entre o bem e o mal: Gonçalo M. Tavares
e a poética das bicicletas
Luciana Salles

A caixa negra do mundo: apontamentos do Atlas
Luís Mourão