Católica celebrou Dia Nacional da Universidade

A Universidade Católica Portuguesa comemorou o seu Dia Nacional no dia 7 de fevereiro, sob o lema “A Universidade como Protagonista do Futuro”, data em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o novo edifício da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Na cerimónia estiveram também presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil.

No seu discurso de abertura, a Reitora da Universidade Católica Portuguesa agradeceu a presença do Presidente da República “universidade que muito lhe deve e de quem é amigo” e explicou o porquê do tema de 2020 do Dia Nacional da Universidade ser “A Universidade como protagonista do futuro”:

Num tempo de explosão de novos e contraditórios protagonistas, pensar a universidade como protagonista do futuro significa reclamar o direito a fazer diferente, uma autonomia sem condições, significa encontrar uma proposta de valor que não decorra da reação às tendências ou às necessidades de curto prazo, mas que antecipe a transformação, que arrisque e que também saiba falhar, refazer e recomeçar. Ser protagonista não significa exclusivamente reclamar o papel principal, como na tragédia grega. Na verdade, se olharmos para a origem da expressão, que congrega o prefixo grego prótos, que significa primeiro, e agonistes, formado a partir do étimo agon, luta, combate; verificamos que protagonista é o lutador que faz o primeiro combate, o que ousa levar a ação avante. Protagonista será o mobilizador, quem abre caminho, de forma resiliente, combativa, inovadora. Ora é no assumir desta função de liderança combativa em prol de uma sociedade mais justa, economicamente robusta, digna e ecologicamente solidária, que se joga a alma da universidade, antecipando o futuro e não simplesmente reagindo ex post. E essa antecipação faz-se diariamente nas nossas salas, nos laboratórios, sempre que mentes criativas procuram formas de melhorar a nossa condição.” (discurso disponível aqui)

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, no seu discurso referiu que para a Igreja “a liberdade é inegociável”, salientando: “Nesta fase da história, perante um estatismo que, cada vez mais, controla tudo – pessoas e instituições - chega ao ponto de prescindir livremente de alguns âmbitos derivados da justiça para não pôr em causa ou ensombrar a liberdade que reivindica. Sim, para a Igreja, a liberdade é inegociável. Permitam-nos, então, sermos livres, porque, quem reconhece a liberdade dos outros, acaba, também, por beneficiar da libertação.

 

No seu discurso, o Presidente da República, reiterou:

A imagem que guardo desta casa é muito simples: de uma grande e enorme família. Tendo ensinado em inúmeras universidades foi talvez esta aquela em que encontrei em mais elevado grau esse espírito de família”. No final do seu discurso Marcelo Rebelo de Sousa salientou também: “A sociedade portuguesa, toda ela, e o Estado Português, todo ele, saiba agradecer à Universidade Católica Portuguesa tantas décadas de serviço a Portugal”. (discurso disponível aqui)

Na sessão solene do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa foi atribuído o Doutoramento Honoris Causa, pela Escola Superior de Biotecnologia, a Manuela Veloso, especialista mundial nas áreas da Robótica e Inteligência Artificial (IA) e diretora do Centro de Investigação de Inteligência Artificial da J.P. Morgan Chase. A madrinha nesta cerimónia foi Isabel Braga da Cruz.

Durante o evento teve também lugar a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2019. Foi, ainda, atribuída a Medalha de Ouro da Universidade à Juíza Conselheira Maria dos Prazeres Beleza.

O vídeo da Sessão está disponível aqui.

 

Media:

Portugal: Presidente da República elogia o espírito de família da Universidade Católica
In Vatican News | 10.02.2020

Entrevista da Reitora da Universidade Católica Portuguesa à Ecclesia
In Agência Ecclesia | 09.02.2020

Católica comemora dia com inauguração do edifício de Biotecnologia no Porto
In Jornal Económico | 07.02.2020