Inquéritos Pedagógicos online: é importante ouvir os nossos estudantes

O momento de exceção em que vivemos exigiu e continuará a exigir alterações das práticas académicas habituais. Já percebemos como isto foi verdade para as aulas e para a avaliação contínua, assim como será para as avaliações finais.

Outra prática académica que, como não podia deixar de ser, tinha de ser alterada é a consistente no preenchimento dos inquéritos pedagógicos. O afastamento social imposto pela crise do COVID-19 e a estratégia de digitalização da Universidade Católica Portuguesa confluíram numa mudança, que é uma evolução, no sentido de o preenchimento dos inquéritos passar a ser online.

Assim, neste ano, cada estudante receberá a informação necessária para preencher os inquéritos através do Campus Online. Esse preenchimento não ocorrerá em sala de aula (ou em tempo de aula). Por outro lado, este ano o inquérito incluirá diversas questões relativas ao ensino à distância, tendo em vista perceber como correu e que melhorias poderão ser introduzidas no futuro.

Chamamos a atenção de todos para a importância deste procedimento, que permite a todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem (docentes, regentes de disciplinas, coordenadores de curso, diretores de unidade académica) recolherem informação útil para a melhoria das suas práticas. Por isso, pedia aos estudantes, que têm frequentado as aulas, que aproveitassem a oportunidade que vos é dada de exprimirem a vossa opinião.

Agradeço a todos a adaptação, verdadeiramente notável, que realizaram neste contexto de crise.

Saudações académicas,

Manuel Fontaine
Vice-Presidente para a Academia
Centro Regional do Porto
Universidade Católica Portuguesa

Os estudantes da Católica no Porto podem aceder aos inquéritos pedagógicos online aqui.

20-05-2020