Tomada de Posse do novo Diretor Adjunto do núcleo do Porto da Faculdade de Teologia

O novo Diretor Adjunto do núcleo do Porto da Faculdade de Teologia, Prof. Doutor António Abel Rodrigues Canavarro e os respetivos assessores tomaram posse no dia 21 de junho de 2018. A Sessão contou com a presença do Prof. Doutor José Tolentino de Mendonça, Vice-Reitor e Diretor da Faculdade de Teologia, do Prof. Manuel Fontaine, Vice-Presidente do Centro Regional do Porto em representação da Presidente, bem como de docentes, alunos e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa.

O Professor Abel Canavarro reiterou a disponibilidade e empenho da Faculdade de Teologia no Porto contribuir, “testemunhar e desenvolver a matriz católica desta instituição e o que isso implica e desafia”, considerando que a Universidade Católica sem a Faculdade de Teologia é como um corpo sem coração, ao qual deve ser prestado todo cuidado.

No seu discurso, o Professor Tolentino de Mendonça deixou uma mensagem de agradecimento ao Professor Adélio Abreu pela sua competência, generosidade e entrega, e reforçou que é hora de a Faculdade conciliar a fidelidade, a tradição e a criatividade para responder às mudanças de paradigmas. Referiu, ainda, a importância do papel da evangelização neste novo mundo e lembrou também as quatro grandes áreas onde as Universidades Católicas e em particular a Faculdade de Teologia, devem agir: recentramento cristológico; o diálogo; a concretização do diálogo alicerçado na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade; e no trabalho em rede com o interior da Universidade, mas também com o exterior. O papel importante que a Faculdade tem desenvolvido na formação, foi também elogiado com a salvaguarda de que deverá haver uma maior aposta em investigação, a nível nacional como internacional.

O Professor Manuel Fontaine desejou felicidades ao novo Diretor Adjunto e respetiva equipa e reforçou a importância da Faculdade de Teologia como alma do Centro Regional do Porto, salientando que a grande prioridade de todo o Centro Regional do Porto é a internacionalização.

Faculdade de Teologia
Diretor Adjunto: Prof. Doutor Abel Canavarro (Discurso de Tomada de Posse disponível aqui
Membros da Direção: Prof. Doutor Adélio Abreu, Prof. Doutor José Acácio de Castro, Prof. Doutor José Carlos Carvalho, Prof. Doutor José Pedro Angélico

21-06-2018