Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento

2020/2021 | 4ª edição

PERTINÊNCIA E ENQUADRAMENTO

A gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento exige novos profissionais capazes de reconhecer, compreender, gerir e avaliar os múltiplos desafios sociais, culturais, comunitários, económicos e ambientais que caracterizam a atual globalização e a cooperação internacional. Esta pós-graduação visa dotar os participantes das competências avançadas e das ferramentas necessárias para responderem a esses desafios, a partir de uma abordagem integrada e multidisciplinar, equilibrando o conhecimento científico e o trabalho prático.

Esta pós-graduação enquadra-se na oferta formativa da Área Transversal de Economia Social (ATES).

OBJETIVOS

A pós-graduação está organizada de maneira a contribuir para a aquisição das seguintes competências:

• visão global da cooperação internacional, em particular a relacionada com os projetos de desenvolvimento.
  • conhecimentos de gestão de organizações reconhecidas como organizações não-governamentais de cooperação para o desenvolvimento
  • domínio dos princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos de desenvolvimento
  • compreensão das temáticas emergentes e transversais da cooperação internacional

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

A pós-graduação é constituída por vários módulos, organizados em quatro ciclos temáticos, os quais são perspetivados de forma articulada, integrada e multidisciplinar. A abordagem pretende-se problematizante e voltada para a resolução de potenciais problemas práticos. Os módulos serão ministrados por peritos ou académicos com experiência em cooperação para o desenvolvimento.

NÚMERO DE VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DE CANDIDATOS

O curso de pós-graduação compreende um número máximo de 25 vagas. Quando o número de candidatos exceder o número de vagas, os candidatos serão seriados com base no currículo académico e profissional. Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de conhecer as motivações do candidato para a frequência do curso de pós-graduação, bem como esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista poderá determinar a exclusão da candidatura.

PARCERIAS

• APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
  • CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
  • Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa
  • Instituto Marquês de Valle Flôr
  • Leigos para o Desenvolvimento
  • Plataforma Portuguesa das ONGD
Pós Graduação
ECTS:

A Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento destina-se principalmente, mas de modo não exclusivo, aos seguintes tipos de profissionais:

• Dirigentes (membros dos órgãos sociais ou quadros técnicos) de ONGD;
  • Gestores de projetos ou outros quadros de ONGD;
  • Prestadores de serviços de consultoria na área da cooperação internacional;
  • Funcionários de organismos da Administração Central e Local, cuja intervenção se relaciona com a gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Também são bem-vindas pessoas com formação de nível superior que pretendem iniciar uma atividade relacionada com estas organizações, incluindo de voluntariado.

Horários:

O curso funcionará na modalidade de ensino combinado (blended learning), conjugando aulas em regime presencial e online, em horário pós-laboral, às sextas-feiras das 17h30 às 21h30 e sábados das 09h00 às 13h00, num total de 192 horas. Pretende-se que decorra entre outubro de 2020 e setembro de 2021.

Propinas:
  • Inscrição: 175€
  • Propina: 1.575€ (175€ x 9 mensalidades – outubro de 2020 a junho 2021)
  • Os alunos que atestem ser parte dos órgãos sociais ou recursos humanos de instituições associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD beneficiam de um desconto de 5% do valor da propina.
  • Os alunos que atestem ser parte dos órgãos sociais ou recursos humanos de entidades Parceiras beneficiam de um desconto de 10% do valor da propina.

• Pagamento por módulos/ciclos Temáticos:

Unidade CurricularHoras de ContactoCusto módulos
Enquadramento histórico, contexto, paradigmas da cooperação internacional 36 360.00 €
Gestão de Organizações 52 500.00 €
Gestão  de projetos e intervenção para o desenvolvimento68 650.00 €