Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento

PERTINÊNCIA E ENQUADRAMENTO

A gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento exige novos profissionais capazes de reconhecer, compreender, gerir e avaliar os múltiplos desafios sociais, culturais e económicos que caracterizam a atual globalização e a cooperação internacional. Esta pós-graduação visa dotar os participantes das competências avançadas e das ferramentas necessárias para responderem a esses desafios, a partir de uma abordagem integrada e multidisciplinar, equilibrando o conhecimento científico e o trabalho prático.

Esta pós-graduação enquadra-se na oferta formativa da Área Transversal de Economia Social (ATES).

OBJETIVOS

A pós-graduação está organizada de maneira a contribuir para a aquisição das seguintes competências:

• visão global da cooperação internacional, em particular a relacionada com os projetos de desenvolvimento.
  • conhecimentos de gestão de organizações reconhecidas como organizações não-governamentais de cooperação para o desenvolvimento
  • domínio dos princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos de desenvolvimento
  • compreensão das temáticas emergentes e transversais da cooperação internacional

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

A pós-graduação é constituída por vários módulos, organizados em quatro ciclos temáticos, os quais são perspetivados de forma articulada, integrada e multidisciplinar. A abordagem pretende-se problematizante e voltada para a resolução de potenciais problemas práticos. Os módulos serão ministrados por peritos ou académicos com experiência em cooperação para o desenvolvimento.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CREDITAÇÃO

• Avaliação Sumativa Modular: com recurso a testes individuais e trabalhos individuais ou de grupo, um por cada ciclo temático (num total de quatro), a estabelecer pelo docente responsável de cada ciclo e de acordo com os conteúdos trabalhados nos módulos;
  • Avaliação Final: através de um trabalho escrito, que incidirá sobre a temática da Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, o qual terá forma escrita e será, posteriormente, apresentado oralmente perante um júri constituído por elementos da equipa docente ou com experiência reconhecida na área da Cooperação Internacional.
  • Presença em pelo menos 75% das sessões.
  • Os Seminários são de caráter obrigatório, mas não se encontram sujeitos a um processo de avaliação.

O curso confere 36 ECTS, sendo atribuído um Certificado de Pós-Graduação a quem tiver aproveitamento (igual ou superior a 10 valores) nos quatro ciclos temáticos e no trabalho final. A realização do curso completo sem o trabalho de avaliação final confere um Certificado de Formação Avançada.

NÚMERO DE VAGAS E CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DE CANDIDATOS

O curso de pós-graduação compreende um número máximo de 25 vagas. Quando o número de candidatos exceder o número de vagas, os candidatos serão seriados com base no currículo académico e profissional. Poderá adicionalmente ser realizada uma entrevista, com o objetivo de conhecer as motivações do candidato para a frequência do curso de pós-graduação, bem como esclarecer elementos complementares à avaliação curricular. Quando marcada, a não comparência à entrevista poderá determinar a exclusão da candidatura.

PARCERIAS

• Camões, IP. (a confirmar)
  • Plataforma Portuguesa das ONGD
  • CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Pós Graduação
ECTS:
Campus:
Campus Foz

A Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento destina-se principalmente, mas de modo não exclusivo, aos seguintes tipos de profissionais:

• Dirigentes (membros dos órgãos sociais ou quadros técnicos) de ONGD;
  • Gestores de projetos ou outros quadros de ONGD;
  • Prestadores de serviços de consultoria na área da cooperação internacional;
  • Funcionários de organismos da Administração Central e Local, cuja intervenção se relaciona com a gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Também são bem-vindas pessoas com formação de nível superior que pretendem iniciar uma atividade relacionada com estas organizações, incluindo de voluntariado.

Horários:

A pós-graduação funciona às sextas-feiras das 16:00 às 20:00 horas e aos sábados das 9:00 às 13:00 horas. Compreende 48 sessões, com um total de 192 horas presenciais. Pretende-se que decorra entre o dia 24 de novembro e o dia 6 de julho de 2018.

Além da inscrição em todos os módulos, também é possível a inscrição só num, ou só nalguns.

Propinas:
  • Inscrição: 150€
  • Propina: 1575€ (175€ x 9 mensalidades – novembro 2017 a julho 2018)
  • Os alunos que atestem ser parte dos órgãos sociais ou recursos humanos de instituições associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD beneficiam de um desconto de 5% do valor da propina.
  • Pagamento por módulos/ciclos Temáticos: (a indicar)
Coordenação:

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA