Arte & Ecologia | Arte e Censura · Luiz Camillo Osório

21.02.2019 18:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

21.02.2019 18:00 Arte & Ecologia | Arte e Censura · Luiz Camillo Osório Link: https:///pt/central-eventos/arte-ecologia-arte-e-censura-luiz-camillo-osorio

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Arte & Ecologia
Aulas Abertas
Auditório Ilídio Pinho · 18H

"La Bête", 2017 · performance de Wagner Schwartz, 35º Panorama da Arte Brasileira - MAM/ DR

21 FEV | Arte e Censura
Luiz Camillo Osório (crítico e curador)

"Arte e censura em nossos tempos sombrios”

O recrudescimento da censura no meio artístico é um fenómeno generalizado e que acompanha o crescimento da intolerância diante do diferente e da perseguição às minorias. A arte, como de costume, expõe as tensões latentes na sociedade e traz à tona os impasses da democracia contemporânea. A partir desta problemática, esta aula concentrar-se-á no episódio deflagrado pela performance La Bête, do coreógrafo brasileiro Wagner Schwartz, durante a abertura da exposição Panorama da Arte Brasileira em outubro de 2017, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

LUIZ CAMILLO OSÓRIO
Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi Curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Em 2016 fez a curadoria da exposição “Calder e a arte brasileira”, no Itaú Cultural e em 2017, a curadoria do 35º Panorama da arte brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, museu ao qual pertenceu ao conselho de curadoria, entre 2006 e 2008.

Todo o programa "Arte & Ecologia" > AQUI

.

Este projeto é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto Ref.ª UID/00622/2020.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do projeto NORTE-01-0145-FEDER-022133, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).