14.04.2024 11:00
Fundação de Serralves

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

14.04.2024 11:00 Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”: Arte e Responsabilidade Social. Com Cristina Sá Link: https:///pt/central-eventos/ciclo-conversas-alimentar-uma-causa-arte-e-responsabilidade-social-com-cristina-sa

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Fundação de Serralves

Inscrições no link

“Arte e Responsabilidade Social” - É o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Cristina Sá, docente da Escola das Artes, que se realiza a 14 de abril, pelas 11h00, na Biblioteca, da Fundação de Serralves.

Sinopse

Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas (little a / little c, mini c) cuja finalidade não é a criação de obra artística. Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação. Apresentar-se-ão exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão propostas (em fase de investigação) de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.

Mais informações sobre o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, disponível aqui.