17.05.2018 17:00
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

17.05.2018 17:00 “Cinema e poesia: encontros entre retórica e criatividade”, com Francisco García García Link: https:///pt/central-eventos/cinema-e-poesia-encontros-entre-retorica-e-criatividade-com-francisco-garcia-garcia

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Resumo
No contexto do cinema enquanto diálogo significativo entre imagem e som, o conceito de “poesia” aparece nas relações e interações entre retórica (norma) e criatividade (rutura). Além do mais, a poética amplia-se na importância e transcendência de uma pragmática criativa, ou seja, numa participação criativa dos espectadores. A apresentação e análise de alguns fragmentos fílmicos permitirá abordar estas questões e tratar o cinema enquanto possibilidade poética para os encontros entre normas e ruturas, e entre criação produtora e criação recetora.

Biografia
Professor Catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid (Espanha). No seu currículo académico constam temas como "Narrativa cinematográfica" e "Empresa cinematográfica", âmbitos de investigação que aprofundou durante décadas paralelamente com outros como criatividade, narrativa audiovisual e transmedia, cinema e educação ou metodologias de investigação científica aplicadas aos meios audiovisuais. Tem vindo a organizar e a participar em inúmeros congressos internacionais e publicou diversos artigos em revistas de impacto sobre estas temáticas. Foi Subdiretor Geral do Centro Nacional de Información y Comunicación Educativas (CNICE) do Ministério de Educação e Ciência de Espanha (2000-2004). Atualmente é presidente da Associação Científica ICONO 14 e da Associação da Televisão Educativa Iberoamericana, bem como editor das revistas científicas "Icono 14", "Comunicación y sociedad", "Creatividad y sociedad", "Prisma social", "Red digital" y "Cine e imagen científicos".

Auditório Ilidio Pinho
Ver cartaz

Esta Masterclass está integrada no Seminário Cinema/Arte a decorrer na Escola das Artes até final de maio. Próxima data:

24/mai #11 – Tiago Baptista