Quintas com Saúde | A(s) Alergia(s) na criança

11.04.2019 17:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

11.04.2019 17:30 Quintas com Saúde | A(s) Alergia(s) na criança Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-alergias-na-crianca

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC015

Inserida no Ciclo de Conferências - Quintas com Saúde 2018/19, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde - Porto, decorrerá no próximo dia 11 de abril, às 17h30, no campus Foz, a conferência "A(s) Alergia(s) na criança", com o Dr. Jorge Viana (Imunoalergologista).

Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado.

A alergia ocorre quando o sistema imune duma pessoa reage inadequadamente a substâncias chamadas de alergénios habitualmente inócuas para outros. As alergias são cada vez mais comuns observando-se recentemente um aumento da prevalência e gravidade, sobretudo em crianças com significativa interferência na qualidade de vida.

A doença alérgica apresenta-se de modo diverso ao longo da vida seja em idade pediátrica, no jovem, no adulto e inclusive no idoso. Pode manifestar-se por quadros inflamatórios crónicos progressivos ou recorrentes tais como a rinite alérgica, sinusite crónica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária e angioedema. Referem-se ainda quadros de alergia alimentar (síndrome de alergia oral, anafilaxia, esofagite eosinofílica,...), alergia a medicamentos (reacções imediatas e tardias) e a anafilaxia a veneno de himenópteros.

Face às especificidades da criança é necessária uma abordagem holística e continuada ao longo da vida que permita a antecipação dos diversos desafios do curso natural da doença contextualizados no processo dinâmico que é o crescimento. Há actualmente inovadoras ferramentas diagnósticas e terapêuticas que permitem aproveitar momentos de intervenção precoces com o objectivo de a criança alcançar o seu normal desenvolvimento físico, psíquico e social com melhoria da sua qualidade de vida.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências »