23.10.2017 14:00
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

23.10.2017 14:00 Salomé Lamas, Artista Residente Escola das Artes - Masterclass Inaugural | 23 e 24 outubro Link: https:///pt/central-eventos/salome-lamas-artista-residente-escola-das-artes-masterclass-inaugural-23-e-24

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Cineasta Salomé Lamas
Artista Residente Escolas das Artes 2017

Masterclass Inaugural

23.10.2017 | 15h00-18h00
24.10.2017 | 10h00-13h00

Auditório Ilídio Pinho
ENTRADA LIVRE

No ano letivo 2017-18, a cineasta Salomé Lamas será a Artista Residente na Escola das Artes, participando, de forma regular, nas atividades da Escola e no acompanhamento a projetos de alunos. Para dar início a esta Residência, a Salomé Lamas fará uma masterclass de apresentação da sua obra, dividida nos dias 23 e 24 de outubro de 2017.

Sinopse da masterclass: Ao contemplar o seu corpo de trabalho, a artista e realizadora Salomé Lamas compele a audiência a explorar os pressupostos limites do cinema de não-ficção. Colocam-se em discussão temas transversais presentes em projetos de diferente metragem e que testam as aparentes fronteiras entre o cinema e as artes visuais; exploram-se problemáticas em torno da representação da memória e da narrativa através das imagens, assim como práticas fundamentais, formais e técnicas da imagem em movimento.

Nota biográfica: Salomé Lamas estudou cinema em Lisboa (Escola Superior de Teatro e Cinema) e Praga (Filmová a Televizni Fakulta Akademie Múzick’VCHV Praze), Artes Visuais MFA em Amsterdão (Sandberg Instituut, Gerrit Rietveld Academie) e é doutoranda em Arte Contemporânea em Coimbra (Universidade de Coimbra). Colabora regularmente com a produtora O Som e a Fúria e é representada pela Galeria Miguel Nabinho – Lisboa 20. Lamas trabalha documentários e projetos artísticos híbridos explorando novos caminhos, tanto quanto à forma como ao conteúdo. São obras que desafiam a metodologia convencional de produção cinematográfica, transpondo a demarcação entre as várias formas cinematográficas e artísticas de expressão estética. Os projetos em que se concentra são uma tentativa de diluir a suposta fronteira entre documentário e ficção, cujo foco principal é a relação intrínseca entre narrativa, memória e história, utilizando a imagem em movimento para explorar o traumaticamente reprimido, o aparentemente irrepresentável ou o historicamente invisível, desde os horrores da violência colonial até às paisagens do capital global. Em vez de se colocar numa situação periférica, algures entre o cinema e as artes visuais, ficção e documentário, Salomé Lamas transforma-os numa linguagem própria, desafiando, também, a divisão entre géneros e modos de exibição.

Ver cartaz

www.salomelamas.info