Seminário Medicina Narrativa e a Ética na Relação

19.03.2018 10:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

19.03.2018 10:00 Seminário Medicina Narrativa e a Ética na Relação Link: https:///pt/central-eventos/seminario-medicina-narrativa-e-etica-na-relacao

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Este Seminário, organizado pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa e pelo Instituto S. João de Deus, realiza-se no âmbito do Doutoramento em Bioética e da celebração dos 125 anos da Casa de Saúde do Telhal, na Casa de Saúde do Telhal – Auditório do Museu S. João de Deus.

Como sublinha Susana Magalhães (IB-UCP, UFP), “a Medicina Narrativa intervém no espaço relacional dos cuidados médicos, pelo despertar do reconhecimento por parte dos médicos e dos cientistas de que os avanços da ciência médica, só por si, não são capazes de fornecer bases sólidas que preparem o médico para a complexidade dos cuidados centrados na pessoa.” Num momento em que a relação médico-doente pode vir a alcançar o estatuto de património imaterial da humanidade, é urgente refletir sobre a Ética da Relação, numa abordagem Interdisciplinar, capaz de promover a (Re)visão crítica de conceitos, práticas e atitudes em cuidados de saúde.

A entrada é gratuita.