Aliança Europeia do Conhecimento

A Aliança Europeia do Conhecimento EuFooD-STA apresentou o Centro FooD-STA, um consórcio internacional de universidades, politécnicos e empresas do setor agroalimentar, com representantes em oito países da UE (entre os quais Portugal), com o objetivo de alargar o leque de colaborações ao nível da inovação e resolução de problemas a uma escala europeia/internacional.

Este centro pretende melhorar a colaboração ensino superior-empresas nomeadamente através de:

- um sistema permanente de auscultação das empresas ao nível das suas necessidades em termos de competências dos seus colaboradores e de inovação;

- oportunidades de mobilidade internacional através de estágios; missões de docentes na indústria para atualização dos seus conhecimentos e como instrumento de mais rápida colaboração com as empresas, acelerando o ajuste da formação oferecida pelo ensino superior às necessidades do mercado de trabalho.

As instituições nacionais já envolvidas neste consórcio são:

- do ensino superior (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa;

- empresas (Frulact, DanCake, Alga+ e Federação da Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares).

Saiba mais em www.food-sta.eu/localhub_portugal ou contacte o Centro FooD-STA PT através de portugal@food-sta.eu
19-05-2016