Bioengenheiro? Microbiólogo? Nutricionista? Estudantes do secundário são desafiados na Católica Porto Teen Academy

Bioengenheiro? Microbiólogo? Nutricionista? Dezenas de estudantes do ensino secundário transformaram os laboratórios da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) na sua segunda casa. O motivo? Mergulhar no programa Experimenta com Ciência da Católica Porto Teen Academy. De 10 a 14 de julho, o curso de verão proporcionou a jovens de várias cidades a oportunidade de descobrirem coisas novas e de explorarem o mundo das profissões.

Durante a semana de atividades, os estudantes do 10º ao 12º desafiaram a ciência e viajaram pelo mundo da Bioengenharia, Microbiologia e Ciências da Nutrição. Cada dia era dedicado a uma área do saber específica, tendo como objetivo explorar algumas das temáticas centrais das Licenciaturas da ESB.

A ciência na prática

Ao longo da semana, os participantes exploraram o fascinante mundo da investigação, percorrendo pelos vários dias cinco áreas distintas: dia do nutricionista, dia do microbiólogo, dia do bioengenheiro, dia do ambientalista e dia do biomédico.

Esta semana de atividades permitiu uma abordagem sobre a importância da alimentação saudável e o impacto na saúde. Os estudantes colocaram a mão na “massa” e tiveram a possibilidade de realizar experiências nos laboratórios relacionadas com a análise nutricional de diferentes alimentos. Seguiu-se o dia da descoberta pelo mundo dos microrganismos, percebendo o papel crucial dos micróbios e os mitos dentro de portas. Passaram pela experiência de explorar as inovações tecnológicas e a tecnologia industrial no dia dedicado à bioengenharia, até à análise do tema da sustentabilidade no dia do ambiente.

Nos laboratórios, um estudante do 11º confidenciou que este curso de verão abriu portas para “explorar o incrível mundo da ciência” e descobrir “os vários caminhos de cada área do conhecimento”. Para outro estudante, a Católica Porto Teen Academy deu a possibilidade de “encontrar a sua vocação na área das ciências e das tecnologias”.

Sobre esta iniciativa, Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, lembrou que “justifica-se considerar duas vertentes: o conhecimento propriamente dito e os valores que o percorrem”.

O programa “Experiência com Ciência” proporcionou uma iniciativa inspiradora aos estudantes do ensino secundário que pretenderam explorar diferentes áreas do saber através de uma experiência única em ambiente universitário. Os cursos de verão da Católica Porto Teen Academy regressam em 2024 para mais atividades desafiantes!

17-07-2023