Católica disponibiliza Cadeiras ODS sobre Ação Climática e Vida Marinha

A Universidade Católica Portuguesa volta a disponibilizar as Cadeiras ODS – Os grandes desafios da Humanidade, no segundo semestre do ano letivo 2022/2023. As disciplinas opcionais irão dedicar-se a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ao ODS 13 – Ação Climática e ao ODS 14 – Proteger a Vida Marinha. Alunos de licenciaturas de qualquer faculdade da Católica podem inscrever-se para participar.

A Cadeira ODS 13 – Ação Climática será lecionada online, em língua portuguesa, por cinco professores de diferentes faculdades da Universidade Católica, entre 14 de fevereiro e 28 de março. Confere 3 ECTS num total de 18 horas divididas por 6 sessões.

Já a Cadeira ODS 14 – Proteger a Vida Marinha será lecionada em inglês e terá um total de 10 sessões entre 15 de março e 31 de maio, conferindo 5 ECTS.

As Cadeiras ODS – Os grandes desafios da Humanidade pretendem introduzir no curriculum académico dos estudantes de 1.º ciclo disciplinas dedicadas especificamente ao estudo e compreensão de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde o ano letivo de 2021/2022, têm vindo a cobrir o ODS 13 – Ação Climática e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, passando a incluir agora o ODS 14 – Proteger a Vida Marinha.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visam a criação de um modelo global para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Para a consciencialização de todos para estes desafios comuns e globais, a Universidade Católica Portuguesa lançou a iniciativa “Cadeiras ODS”, em 2022, no âmbito do seu Plano de Desenvolvimento Estratégico.

08-11-2022