Católica junta-se a consórcio Iberian FoodTec Lab

A Universidade Católica Portuguesa é um dos parceiros promotores do Iberian FoodTec Lab (IFL), um laboratório ibérico na área alimentar. Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, participou na assinatura do memorando de entendimento para a criação do IFL, no dia 4 de novembro, em Braga.

“Em tempo de emergência, a ciência irá melhorar a qualidade dos sistemas alimentares e contribuir para um mundo mais sustentável,” salienta Isabel Capeloa Gil.

O IFL visa promover iniciativas de investigação multidisciplinar, elaborar diagnósticos sobre a situação alimentar em Portugal e Espanha, contribuir para o desenvolvimento e implementação das políticas públicas, favorecer o intercâmbio de experiências e a colaboração entre instituições académicas, empresas e organismos internacionais, e promover uma alimentação sustentável equitativa e saudável.

O memorando de entendimento para a criação do Laboratório foi assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, no âmbito da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola. A cerimónia de assinatura contou com a presença das ministras da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e Espanha, Elvira Fortunato e Diana Morant, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Para além da Universidade Católica Portuguesa, o consórcio junta o Instituto Politécnico de Bragança, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade de Vigo, a Universidade de Salamanca, a Universidade de Valladolid, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

07-11-2022