Católica marca presença no maior evento internacional de inovação sustentável

Diana Soares (Faculdade de Educação e Psicologia - FEP), João Pinto (Católica Porto Business School - CPBS), e Manuela Pintado (Escola Superior de Biotecnologia . ESB), docentes da Universidade Católica no Porto, marcaram presença em diferentes painéis do Planetiers World Gathering (PWG), que se realizou em Lisboa. Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, esteve presente na abertura do evento, um dos maiores a nível internacional na área da inovação sustentável, organizado pela Planetiers New Generation. O principal objetivo é o de reunir num mesmo espaço os diferentes agentes de mudança nacionais e internacionais, para que se partilhem as melhores soluções a nível mundial.

Diana Soares participou no Fórum “Education for Kids”, tendo integrado o painel “The new educational paradigms”. Para a docente, o PWG é uma oportunidade de “aprendizagem, partilha e inspiração.” Diana Soares afirma que se trata de um evento “muito marcante”, pela “partilha de projetos educativos inovadores e pelos testemunhos daqueles que integram a sustentabilidade na sua prática quotidiana e na vida das instituições que lideram.” A docente da Católica no Porto acrescenta, também, que o evento “reforçou a convicção de que os projetos que têm vindo a ser desenvolvidos na FEP convergem para os princípios do bem comum e da sustentabilidade do ecossistema.”

João Pinto, docente da CPBS, moderou o painel “Redesigning the economic model” e integrou os painéis “Integrating sustainability into investment & financing decisions” e “From ESG to impact investing”. “Foi com grande honra que participei na Planetiers World Gathering 2022, não só para discutir temas como negócios regenerativos, liderança para a sustentabilidade e regeneração, mas também na organização e moderação do fórum sobre investimentos sustentáveis e respetivas formas de financiamento,” salienta. “A grande conclusão é que não chega causar menos mal, é preciso não causar qualquer mal e que o caminho é investir com impacto”, concluiu.

Manuela Pintado esteve presente no Fórum “Agri-Food Systems”, tendo integrado o painel “Discussion on above topics”. A diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina afirmou que “foi uma experiência enriquecedora, colaborativa e de imersão nos desafios e oportunidades da nossa relação coma Planetiers.” Manuela Pintado acrescenta ainda que no PWG teve oportunidade de “partilhar e discutir no fórum agroalimentar exemplos de soluções, inovações disruptivas e circulares de valorização de resíduos agroalimentares com elevado impacto económico e ambiental e promoção de simbioses industriais”.

A Católica no Porto e a Planetiers New Generation têm uma relação grande de proximidade que resulta do projeto que têm em comum: o INSURE.Hub. Trata-se de um ecossistema internacional de conhecimento transdisciplinar que promove soluções de negócio de âmbito circular, sustentável e regenerativo, potenciadas por tecnologias disruptivas. Resulta da mobilização da Universidade Católica no Porto, através das suas Faculdades - Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers. A iniciativa, que já conta com um ano de atividade, regista, atualmente, mais de 40 entidades nacionais e internacionais associadas, dos mais diversos setores. No dia 17 de novembro realiza-se a 2ª Conferência do INSURE.hub.

O Planetiers World Gathering, que decorreu de 24 a 26 de outubro, no Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa, reuniu empresas, organizações governamentais, academia, sociedade civil e decisores políticos com o objetivo de se concentrarem “esforços na solução”, que permitam aproximar o Planeta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

02-11-2022