Católica no Porto recebe visita de Delegação Internacional de Docentes do Consórcio STHEM Brasil

Uma delegação internacional de docentes para a Inovação Académica do Consórcio STHEM Brasil esteve na Universidade Católica no Porto, no âmbito de uma visita a Portugal para conhecer e estabelecer relações de proximidade com instituições de ensino superior portuguesas.

Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, falou sobre os 55 anos de história e a dimensão nacional da Universidade com os seus mais de 14 mil estudantes, divididos pelos 4 campi que se situam nas cidades: do Porto, Lisboa, Braga e Viseu. Realçou na sua intervenção a importância da interligação entre o ensino, a investigação e a inovação, muito alicerçados numa ótica de proximidade e de internacionalização. Diana Soares, coordenadora do Católica Learning Innovation Lab, apresentou um projeto inovador que mobiliza a comunidade a pensar, a discutir e a implementar novas estratégicas na área da Educação.

Na sua intervenção, Fábio Reis, presidente do Consórcio STHEM Brasil, explicou que o consórcio reúne 66 instituições de ensino brasileiras, das quais 11 marcaram presença na visita. O foco está em “mover as instituições para que possamos ter professores com outras práticas pedagógicas que vão ao encontro daquilo que acreditamos que é a educação,” referiu na sua intervenção. Representando cerca de um milhão de estudantes e 34 mil professores no Brasil, os membros do Consórcio de Instituições Brasileiras têm como ponto em comum a educação e o acreditar que juntos podem melhorar a educação brasileira.

A vida do campus na Católica no Porto
A comitiva teve a oportunidade de fazer uma visita ao campus da Universidade Católica no Porto. Na Escola das Artes, visitaram a exposição “Fictional Grounds” do coletivo artístico berru, bem como tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes espaços e laboratórios onde os estudantes desenvolvem os seus projetos.

O ponto de visita seguinte conduziu os docentes da Delegação Internacional ao Edifício de Biotecnologia, inaugurado em 2019, onde se encontra a Escola Superior de Biotecnologia e o Centro de Biotecnologia e Química Fina. Dividindo os participantes em dois grupos, foi possível percorrer os corredores com os laboratórios das áreas alimentar, química e da biologia, incluindo a visita ao Kitchen Lab, à plataforma tecnológica e à sala de análise sensorial.

A visita decorreu a 13 de janeiro e contou também com a presença da vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Vasconcelos, e do vice-presidente da Católica no Porto, João Pinto.

16-01-2023