Católica recebe Menção Honrosa no III Simpósio Global Uniservitate

A Universidade Católica Portuguesa recebeu uma menção honrosa pelo projeto Capacitar para Proteger no III Simpósio Global Uniservitate, que decorreu em Roma entre 27 e 28 de outubro.

O projeto Capacitar para Proteger da Escola de Enfermagem, em Lisboa, do Instituto de Ciências da Saúde pretende desenvolver competências nos estudantes, no âmbito da promoção da literacia em saúde em vários contextos na comunidade. A iniciativa integra o projeto CApS: Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social, que arrancou em janeiro de 2020, envolvendo os quatro campi da Universidade.

Para Rita Paiva e Pona, coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social da Católica, “esta distinção traduz o empenho e a dedicação de todos os docentes, estudantes e colaboradores da Universidade envolvidos no objetivo comum de institucionalizar a metodologia Aprendizagem-Serviço na UCP e disseminá-la por todo o país.”

O III Simpósio Global Uniservitate reuniu mais de 30 instituições de ensino superior de 26 países dos 5 continentes, para refletir acerca do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. O evento dedicou-se especialmente ao tema da Aprendizagem-Serviço, uma metodologia de ensino que coloca a educação ao serviço da fraternidade e da comunidade. Participaram neste simpósio representes dos docentes e estudantes premiados, bem como docentes e colaboradores dos quatro campi da UCP envolvidos no projeto CApS.

Um ano após a UCP ter organizado o II Simpósio Global Uniservitate, a Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, participou na abertura deste evento global. “Quando o Papa Francisco exige que trabalhemos em termos concretos e viáveis para oferecer uma educação de qualidade, precisamos de olhar para a realidade das nossas comunidades, e usar a perícia e o conhecimento produzido nas universidades para melhorar as suas condições de vida”, afirmou Isabel Capeloa Gil.

“Aprendizagem-Serviço é educação com um propósito que encoraja tanto as comunidades como os estudantes num esforço para materializar uma ideia de educação como ação e capacitação. Este é o sentido da verdadeira educação integral que liga a mente, o coração e a mão, num esforço para contribuir para sociedades justas e mais equitativas”, acrescentou a Reitora da UCP e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas.

Ainda na abertura do simpósio, o Cardeal D. Tolentino Mendonça recordou as palavras do Papa Francisco sobre este propósito comum: “o objetivo principal do Pacto Educativo Global é educar todos para uma vida mais fraternal baseada não apenas na competitividade, mas também na solidariedade.”

Durante dois dias de simpósio, foram discutidos e apresentados vários projetos em resposta ao apelo do Papa Francisco. As melhores propostas foram distinguidas com o Uniservitate Award 2022, um prémio que reconhece a qualidade das práticas de Aprendizagem-Serviço levadas a cabo por Instituições de Ensino Superior Católicas.

Fotografia: CLAYSS

02-11-2022