CLIL tem novo projeto Católica in! Inovar para Incluir

Laboratório de Inovação Pedagógica da Católica tem novo projeto na área da educação inclusiva. O reforço de estratégias para melhorar a integração e o sucesso académico dos estudantes do primeiro ano de licenciatura são os principais objetivos do “Católica in! Inovar para Incluir”, o novo projeto do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) - o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

“Com este projeto, queremos reforçar as diversas iniciativas em curso na UCP, que pretendem promover a transição, a adaptação e o sucesso académico dos estudantes da Universidade, nomeadamente no primeiro ano de formação superior, considerado um período crítico para lidar com as exigências e com os desafios próprios do contexto universitário”, refere Diana Soares, membro da equipa de coordenação do “Católica in! Inovar para Incluir” e docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da UCP. 

Para levar a cabo este propósito,serão desenvolvidas quatro ações, durante o segundo semestre do ano letivo de 2022/2023 e o primeiro semestre de 2023/2024, nos campi do Porto e de Braga.  

As duas primeiras atividades contemplam o levantamento e a caracterização das iniciativas já em curso na Universidade de Mentoria por Parese Tutoria por Docentes, nas quais estudantes e professores da Universidade Católica se voluntariam para acompanhar os alunos do primeiro ano da licenciatura que aderem a estas iniciativas. 

“Com este levantamento, queremos analisar em que medida estas práticas dão resposta às necessidades dos estudantes do primeiro ano de formação superior e promovem a sua integração na vida académica. A partir desta análise, temos em vista construir referenciais de suporte à capacitação de mentores e de tutores, para expandir e consolidar as experiências já em curso na Universidade”, refere Armanda Gonçalves, da equipa de coordenação do projeto e Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da UCP.  

Estratégias para melhorar o acompanhamento dos estudantes em risco de insucesso e abandono

Para além das duas primeiras ações, o “Católica in! Inovar para Incluir” prevê também a organização de Workshops específicos para estudantes que se encontram em maior risco de abandono e/ou insucesso académico, e a criação de uma plataforma que congregará a informação já recolhida sobre situações de insucesso académico em ambos os campi do Porto e de Braga. 

Todas as atividades têm em vista desenvolver e incrementar políticas e práticas que permitam acompanhar e apoiar os estudantes, estando em linha com os princípios de uma educação inclusiva.  

Este projeto vem juntar-se ao “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, um projeto do CLIL, também desenvolvido no âmbito do PO CH. O projeto está a experimentar e a ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando para tal com a colaboração de docentes e estudantes da Universidade Católica, e de elementos do tecido empresarial e sociedade civil.   

O “Católica in! Inovar para Incluir” é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.   

pt
28-02-2023