Desafios e oportunidades da Psicologia no século XXII em discussão nos Dias da Psicologia

Os Dias da Psicologia marcaram regresso de 19 a 21 de março. Estudantes, alumni, investigadores, docentes e profissionais da área da Psicologia – a nível nacional e internacional – reuniram-se na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa para discutir “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”. No total, três conferências, seis workshops e várias conversas e momentos de debates.

“Antecipando-se que os 3/4 que restam do século XXI vão trazer transformações que não conseguimos antecipar, este debate urge”, sublinha Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia.

“O mais marcante desta edição dos Dias da Psicologia foi o momento das FEP TALKS dos nossos alunos”, refere Mariana Barbosa, docente da FEP-UCP e membro da Comissão Organizadora dos Dias da Psicologia. “Os speakers foram fantásticos, os temas superinteressantes, sem dúvida uma inspiração para todos nós”, completa.

As conversas e debates – os desafios e as oportunidades da Psicologia no século XXII – mostram-se relevantes numa altura em que a discussão sobre as rápidas mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas tem vindo a ser vastamente debatida entre os psicólogos.

A edição de 2024 dos Dias da Psicologia foi organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e contou com participações como Frederick (Ted) Scharf, consultor sénior no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), António Fonseca docente da FEP-UCP, Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Luís Scorzafave, professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto / USP, e Raúl Manarte, Psicólogo Humanitário.

04-04-2024