Docente da Católica Porto Business School integra conselho consultivo da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública

Alexandra Pinto Leitão, docente da Católica Porto Business School (CPBS), vai integrar o conselho consultivo da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP para o triénio de 2023/2026.

Alexandra Pinto Leitão é doutorada em Economia e mestre em Finanças. Tem interesses de investigação e publicações em Economia do Ambiente e dos Recursos Naturais e Macroeconomia. A docente da CPBS espera com o novo desafio “dar o meu modesto contributo para uma gestão sustentável da dívida pública”, que considera “fundamental para diminuir a vulnerabilidade da economia a choques económicos e financeiros, nomeadamente no atual contexto de subida de taxas de juro, e, assim, contribuir para a estabilidade financeira do país e proteção da reputação do governo junto dos investidores”, acrescenta.

O conselho consultivo do IGCP tem como função pronunciar-se obrigatoriamente sobre o plano e o relatório anuais da gestão da tesouraria, da dívida pública direta e do financiamento do Estado e das suas eventuais revisões.

João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças, designou, a 19 de maio, “quatro personalidades de reconhecida competência em matéria económica e financeira”. Para além de Alexandra Pinto Leitão, vão, também, integrar o conselho consultivo do IGPC Ricardo Reis, docente na London School of Economics, António Pontes Correia, ex-vogal do conselho de administração do IGCP, e Pedro Brinca, docente na Nova SBE.

14-06-2023