Dois filmes da Escola das Artes distinguidos pelos Prémios Sophia Estudante 2023

“Enquanto houver ovelhas”, de João Mendes Pinto, venceu o 1º Prémio na categoria “Melhor Documentário”, e “Panem Aurorae”, de Inês Catita, venceu o 2º prémio na mesma categoria. Para o co-coordenador da Licenciatura em Cinema da Escola das Artes, Pedro Alves, “estes prémios revelam o forte investimento da Escola das Artes no ensino de cinema a partir de um modelo pedagógico inovador, assente num forte contacto com artistas e realizadores convidados. A Licenciatura em Cinema entrou agora no seu terceiro ano, pelo que estamos muito expectantes pelos filmes dos primeiros finalistas.

João Mendes Pinto, que venceu o 1º Prémio na categoria “Melhor Documentário”, estava numa zona vinhateira com a sua equipa quando recebeu a notícia. O mais importante para ele foi “valorizar quem trata das nossas ovelhas e acima de tudo quem vive para elas.” Durante o processo de rodagem teve a oportunidade de “acompanhar um casal que vive da arte pastorícia durante algum tempo e falar com várias outras pessoas de Seia” e perceber "que todas elas olham para a sua área com um olhar de progressiva e óbvia extinção.” Por isso mesmo, acredita que este filme “é também de Seia, deste casal e da arte pastorícia que a nossa cultura vive.

Para Inês Catita, que venceu o 2º Prémio da mesma categoria, "receber este prémio foi, sem dúvida, uma surpresa e um orgulho para a equipa, para todos nós, que trabalhámos no projeto. Considero ter sido um começo para mim e para os meus colegas, que nunca esqueceremos.” A realizadora deixa ainda um agradecimento aos professores Carlos Lobo e Salomé Lamas, pelo acompanhamento artístico do projeto, ao professor Jaime Neves pelo apoio na promoção do filme, à Academia Portuguesa de Cinema pelo reconhecimento e à Padaria Irmãos Moreira em Valongo, que deu um apoio à produção do filme.

Mais de 200 pessoas participaram na cerimónia de entrega da 9ª Edição dos Prémios Sophia Estudante 2023 da Academia Portuguesa de Cinema, que este ano se realizou em Albufeira, e que premiou nas categorias de Animação, Documentário, Ficção, Experimental, Cartaz e Mestrado/Doutoramento.

08-03-2023