Escola das Artes inaugura exposição “É Noite na América” de Ana Vaz

No dia 4 de julho, mais de duzentas pessoas marcaram presença na inauguração da exposição “É Noite na América”, da artista brasileira Ana Vaz, com curadoria de Daniel Ribas. Um momento que integrou o programa público da Porto Summer School on Art & Cinema 2022: Brazil — Cross Dynamics of Otherness, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. “É Noite na América” teve estreia mundial no prestigiado Jeu de Paume, em Paris, e é uma comissão e produção da Fondazione in Between Art Film, coproduzida pela Pivô Arte e Pesquisa e Spectre Productions.

“Nesta exposição, a partir de materiais filmados em Brasília, Ana Vaz adensa a sua pesquisa sobre o confronto entre a utopia modernista da cidade com os animais, ditos ‘selvagens’, numa espécie de filme de terror experimental, questionando as nossas preconceções sobre cidade, natureza, humano ou ecologia”, refere Daniel Ribas, coordenador do mestrado em Cinema e curador da exposição da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.

Ana Vaz é uma das mais relevantes artistas e cineastas contemporâneas, tendo os seus filmes e exposições circulado por diversos museus, festivais e cinematecas. O seu trabalho é marcado por um constante desafio experimental sobre as formas poéticas do cinema contemporâneo, ressaltando as profundas contradições do nosso tempo, sobretudo com as práticas destruidoras das instituições.

Na inauguração estiveram presentes os cineastas Kleber Mendonça Filho, João Salaviza e Renée Nader Messora, realizadores convidados desta edição da Porto Summer School on Art&Cinema. “É Noite na América” é uma exposição em formato de instalação fílmica gravada no jardim zoológico de Brasília, habitat de centenas de espécies resgatadas na cidade. Tamanduás, lobos-guará, corujas, cachorros-do-mato, capivaras, carcarás se encontram com biólogos, veterinárias, cuidadores e a polícia ambiental, que através de uma trama soturna onde os desafios da preservação da vida tecem uma trama de perspetivas cruzadas. Nesta iteração, a exposição expande-se de forma poética, assim como de arquivo, contos e conversas num diorama ilusionista onde é possível observar e sermos observados. No final de contas, quem são os verdadeiros cativos? As criaturas ou nós? A exposição estará patente ao público até 7 de outubro. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

EXPOSIÇÃO “À NOITE NA AMÉRICA”
Ana Vaz · 4 JULHO· 7 OUT 2022
Curadoria de Daniel Ribas