Escola das Artes inaugura nova exposição de Letícia Ramos sobre Explorar os caminhos da imaginação: “Campo Magnético”

A Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto recebe a exposição "Campo Magnético", da artista brasileira Letícia Ramos. Nesta exposição, a artista cientista mergulha nas profundezas da relação entre fenómenos geológicos e climáticos e o impacto que estes podem ter na imaginação.

“Nesta exposição, somos levados a uma jornada extraordinária onde os limites que separam a ciência, a arte e a imaginação deixam de existir. A obra de Letícia Ramos é uma celebração da criatividade humana e demonstra o papel que a arte desempenha na compreensão do mundo ao nosso redor”, indica Nuno Crespo, curador desta exposição e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Letícia Ramos constrói paisagens visuais que viajam entre o passado e o futuro. Na rigorosa investigação do meio fotográfico analógico utiliza a escultura, a maquete e técnicas de efeitos especiais para criar paisagens imaginárias, narrativas e fabulações que se concretizam em fotografias, em filme e instalação.

A artista cientista que pesquisa o impacto que os fenómenos geológicos e climáticos podem ter na imaginação. Os seus trabalhos integram coleções como a Fundação Botín, o Novo Musee de Mônaco, Kadist Collection, Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Moreira Salles e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A artista utiliza os elementos naturais e os efeitos óticos como metáforas ou símbolos para representar conceitos relacionados com a política, a ciência e a imaginação. Os elementos da natureza são utilizados como transmissores de ideias onde existe uma sobreposição entre o passado e o futuro.  A sobreposição temporal é representada de diversas maneiras proporcionando uma reflexão sobre a continuidade da história.

Explorar os caminhos da imaginação: “Campo Magnético” inaugurou a 2 de maio, no Auditório Ilídio Pinho, com a performance de Letícia Ramos Films e da Banda Sonora Original and Foley ao Vivo, protagonizada por Rossano Snel, com a participação do Supernova Ensemble. Durante a inauguração, os visitantes tiveram a oportunidade de desfrutar de um Dj Set em colaboração com a Associação de Estudantes da Escola das Artes, no Pátio das Artes.

A exposição “Campo Magnético” é a quarta exposição do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa em co-curadoria entre Lilia Schwarcz e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que decorrem entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).

Exposição “Campo Magnético”
Artista: Letícia Ramos
Curadoria: Nuno Crespo
Patente ao público de 02 de maio a 07 de junho
Entrada Livre · 14H30 – 19H00
Local: Sala de Exposições da Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

pt
02-05-2024