Escola Superior de Biotecnologia abre portas a 1000 estudantes do secundário

Durante três dias, mais de 1000 estudantes do ensino secundário vão ter a oportunidade de participar em 30 experiências promovidas por investigadores e estudantes da Escola Superior de Biotecnologia. “Telhados verdes: Aproveitamento da água da chuva nas cidades”, “Biomateriais no combate às feridas crónicas”, “O segredo da frescura das pastilhas de mentol” ou “Padaria tradicional: leveduras em ação” são alguns dos exemplos das múltiplas experiências disponíveis. Uma iniciativa que decorre entre 10 e 12 de abril na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina são os grandes temas da semana aberta da Faculdade que anualmente procura ser um momento de grande abertura do ensino superior ao ensino secundário,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “Pretendemos contribuir para a literacia científica demonstrando de uma forma rigorosa, mas desconstruída e por vezes divertida, que a ciência contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” salienta.

Os 1000 estudantes já inscritos vão participar em mais de 30 atividades. Vão poder tornar-se detetives que desvendam o mistério de um surto alimentar e descobrem se conseguem organizar o frigorífico. Descobrir, por exemplo, o que se esconde nos alimentos que comem diariamente, quer de saudável quer de menos bom! Partir em busca dos aromas presentes nos alimentos enquanto tentam não se deixar enganar, pois nem tudo é o que parece! Vão aprender mais sobre a água e como ela torna a vida possível, sobre o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos e ainda sobre a análise dos seus impulsos bioeletrónicos. Vão descobrir soluções, no mínimo, originais, para cuidar de feridas crónicas. Para fazer compras no supermercado terão de descobrir truques que revelam a verdade perdida na publicidade.

A Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia é uma iniciativa anual que este ano decorre de 10 a 12 de abril, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

04-04-2024