Estudante da Faculdade de Educação e Psicologia é uma das vencedoras do Prémio “A União Europeia na minha vida”

Maria Inês Geraldo Faria, estudante da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica no Porto, é uma das vencedoras do prémio “A União Europeia na minha vida” no concurso do Centro de Documentação Europeia (CDE – UCP – Porto).

Tendo como propósito primordial premiar ensaios/trabalhos originais sobre a União Europeia, promovendo o estudo e a reflexão crítica do que é a União Europeia, as suas políticas, as suas atividades, os seus povos e as suas culturas, as suas memórias e as suas raízes, o concurso "A União Europeia na minha vida", destinado a estudantes universitários, provém da iniciativa conjunta dos Centros de Documentação Europeia (CDE) em Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Maria Geraldo Faria destaca “a multidisciplinaridade deste concurso, dando a oportunidade aos estudantes das várias áreas de se posicionarem sobre o futuro da União Europeia, não limitando o pensamento crítico sempre à mesma linha de pensamento e avaliação.”

Qual será a Europa de amanhã?

A autora do ensaio “A União Europeia na Minha Vida: Um Olhar Sobre a Saúde Mental" destacou-se entre as nove candidaturas elegíveis na Universidade Católica no Porto pela sua relevância, interesse temático, originalidade, problematização, argumentação e clareza.

“Sonhando com algo e trabalhando para tal, todos nós temos um potencial imenso dentro de nós”

Com o objetivo de, segundo a aluna da FEP, “dar voz àqueles que são o amanhã da Europa”, o seu ensaio tem como foco a importância da saúde mental, designadamente da prevenção, numa Europa que pretende emergir de uma pandemia e que se encontra submersa numa guerra. Neste sentido, a autora faz uma “viagem” desde aquilo que foi a conceção da doença mental de ontem e hoje, avalia as políticas de saúde mental da União Europeia, e, por último, sugere possíveis linhas de ação.

“Europa de amanhã será melhor, se todos trabalharmos na Europa de hoje”

Para Maria Inês Faria: “Este prémio é uma grande conquista. Inicio o meu trabalho precisamente com uma reflexão acerca daquilo que é o sonho, salientando que sonhando com algo e trabalhando para tal, todos nós temos um potencial imenso dentro de nós.

Ao lutar pelos seus sonhos, a autora do trabalho vencedor conseguiu, assim, em virtude do seu prémio, uma viagem de estudo conjunta a Bruxelas, que irá ocorrer em 2023.
A “Europa de amanhã será melhor, se todos trabalharmos na Europa de hoje” é a mensagem inspiradora de Maria Inês Faria.

23-02-2023