Estudantes do secundário exploram o Mundo da Enfermagem na Católica Porto Teen Academy

O que faz um enfermeiro? Qual é o seu papel na área da saúde? De norte a sul do país, dezenas de estudantes do ensino secundário tiveram a oportunidade de mergulhar no fascinante Mundo da Enfermagem durante o programa “Nursing Academy: Best way to choose a future!” da Católica Porto Teen Academy. De 11 a 14 de julho, o curso de verão decorreu no Instituto de Ciências da Saúde-Porto e proporcionou aos jovens uma experiência única e que os aproximou das vivências dos enfermeiros.

Durante o programa, os estudantes do 10º ao 12º ano mergulharam numa viagem que percorreu todo o ciclo vital, desde o nascimento até à morte, dando ênfase ao papel dos enfermeiros e ao impacto que têm na saúde das pessoas que cuidam.

Enfermeiro em ação: os desafios e os cuidados

Com o objetivo de aplicar o conhecimento apreendido, os jovens percorreram as salas de aula e os laboratórios através da orientação dos docentes, investigadores e monitores. Entre outras atividades, experimentaram a academia como estudantes universitários, vestiram-se de enfermeiros nos laboratórios de simulação clínica, treinaram suporte básico de vida e exploraram o contexto real numa visita a uma instituição hospitalar.

Pelos corredores, uma estudante do 10º confessou que encontrou na Católica “professores atenciosos e que ajudaram a explorar as dinâmicas próprias da Enfermagem.” Outra estudante do 10º referiu que foi através da Católica Porto Teen Academy que descobriu que trabalhar na área da saúde era, para si, “a profissão ideal”.

Para Armando Almeida, docente e coordenador deste projeto no ICS-Porto, receber estes jovens ávidos por descobrir a profissão de Enfermagem, tem sido um desafio e um estímulo para toda a grande equipa que participa no projeto e que, de ano para ano, se renova, para oferecer aos participantes uma semana de aventuras, ciência e diversão, transmitindo com realismo as emoções da profissão.

O programa “Nursing Academy: Best way to choose a future!” revelou ser uma iniciativa inspiradora para os estudantes do ensino secundário experimentarem o mundo da saúde e considerarem a enfermagem como uma opção de futuro. Com o objetivo de descobrir coisas novas e despertar o interesse nesta área, a Católica Porto Teen Academy demonstrou o seu compromisso em contribuir com conhecimento e informação para uma decisão tão importante como é a escolha de um curso superior e de uma universidade.

14-07-2023